Araraquara

Com apoio da Câmara, Araraquara vive Semana de Combate à Gordofobia 

Lei de autoria do vereador Paulo Landim incluiu a semana no calendário oficial de eventos da cidade

Araraquara está realizando a Semana Municipal de Combate à Gordofobia. A data está incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, por força da Lei nº 10.733, de 15 de março de 2023, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim, a ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 10 de setembro.

A gordofobia se caracteriza como sendo o preconceito em relação ao biotipo de pessoas que estão acima do peso ‘considerado’ como ideal, ou seja, é um preconceito direcionado aos corpos tidos como fora do padrão estético da atual sociedade. É importante reforçar o “considerado”, pois o fato de uma pessoa ser gorda não significa que há qualquer problema com a saúde dela.

O professor doutor da Unesp, Rodrigo Magosso, um estudioso do assunto, defendeu o projeto na Tribuna Popular da Câmara quando da votação do PL. Juntamente com seus pares e com apoio da Câmara e da Prefeitura de Araraquara, organizou uma série de atividades referentes ao combate à gordofobia.

“Diariamente, pessoas gordas enfrentam desafios de todos os tipos: transporte público, restaurantes e outros ambientes que não estão preparados para acomodá-las. Ainda pior: sabem também que serão alvo de piadas, julgamentos e ouvir de muita gente que precisam emagrecer”, disse Landim, acrescentando que “esta lei tem por objetivo dar visibilidade à discriminação e ao estigma social enfrentado por pessoas gordas, a fim de garantir seu direito à cidadania, saúde integral, educação inclusiva e ao trabalho. Tudo isso está sendo tratado nessa semana e eu quero convidar toda a população a participar”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE COMBATE À GORDOFOBIA

11/09 (segunda-feira), 17h30: Workshop “O corpo na infância: entrelaços na subjetividade humana” FCLAR/ UNESP,

12/09 (terça-feira), 19h00: Live “Semana de combate à gordofobia de Araraquara”, pelo Instagram com o Prof. Dr. Rodrigo Magosso e a Profª Dr. Malu Jimenez;

13/09 (quarta-feira), 14h00: Capacitação destinada à enfermagem da Rede Municipal de Saúde de Araraquara;

13/09 (quarta-feira), 17h30: “Diálogos sobre direitos humanos: combate à gordofobia” – Anfi A/FCLAR/UNESP;

15/09 (sexta-feira), 14h00: Capacitação destinada aos médicos da Rede Municipal de Saúde de Araraquara;

16/09 (sábado), 9h00: Escuta terapêutica com estudantes do último período do curso de Psicologia da UNIP e Roda Filosófica com crianças com a temática “O que pode um corpo?”- Parque do Botânico;

17/09 (domingo), 9h00: Bate-papo literário com a Profª. Drª. Malu Jimenez, autora do livro “Lute como uma gorda” e o Prof. Dr. Rodrigo Magosso, seguido pelo lançamento do livro “Vamos falar sobre peso”, do Prof. Dr. Rodrigo Magosso.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *