Educação & Cultura

Com integrante da Uniara, delegação brasileira vai aos Estados Unidos participar do NMUN

Evento, considerado a maior simulação das atividades da ONU, será realizado entre os dias 2 e 6 de abril, em Nova Iorque

EDUCAÇÃO - Uniara na ONU

A delegação brasileira que participará do National Model United Nations – NMUN, a maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, partiu nesta quarta-feira, dia 29 de março, para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o evento será realizado entre os dias 2 e 6 de abril. No Brasil, a oportunidade de participação no NMUN, promovido pela ONU, é oferecida por meio de uma parceria entre a Universidade de Araraquara – Uniara e a Associação Diplomatici Brasil.
Em 2023, o representante do projeto no país, coordenador de extensão do curso de Direito da universidade e presidente da Associação Diplomatici Brasil, Fernando Rugno, que integra a delegação brasileira, ministrará uma atividade no NMUN. “Neste ano, para minha surpresa, fui convidado pelos integrantes da organização a fazer uma palestra/conversa com todos os professores que representam os demais países no evento, para explicar qual é o método pedagógico que uso no Brasil para treinar nossos alunos”, conta ele.
Rugno menciona que, “em todos esses anos em que participamos, sempre ganhamos prêmios, e consecutivos”. “Para mim, foi uma honra receber esse convite, que simboliza o reconhecimento de um trabalho feito anualmente com muito empenho, ao ensinar os participantes da delegação como é o NMUN e o que deve ser desenvolvido no projeto. Estarei lá representando nossa Uniara e o Brasil, levando conhecimento aos docentes participantes que representam outras universidades ao redor do mundo”, orgulha-se.
O Brasil está no projeto há doze anos, “sendo que há países que participam há mais de cinquenta ou sessenta anos”. “Você recebe prêmios por ter os projetos que idealiza e apresenta, aprovados, e por dois anos consecutivos, fomos premiados como a melhor delegação do mundo”, destaca o coordenador.

NMUN
“Retomamos os trabalhos novamente depois de três anos sem o projeto devido às restrições causadas pela pandemia de coronavírus – Covid-19. No NMUN, os participantes atuam como embaixadores de países diferentes dos de suas nacionalidades, conforme um sorteio realizado pela ONU, para que possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias. É um grande desafio estudar para oferecer soluções de problemas diversos que essas nações apresentam”, explica Rugno, mencionando que, nessa edição, a delegação brasileira representará Mônaco.
Após o sorteio do país a ser representado, segundo ele, são realizadas pesquisas e a elaboração de projetos “para que possamos levá-los até a assembleia da ONU para apresentarmos às delegações dos 193 países que participarão novamente”. “Ao serem aprovados, esses projetos são encaminhados ao país representado pela delegação, e isso, se esse país concordar e aceitar, torna-se lei com o nome do aluno”, relata.
O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos, parabeniza a iniciativa. “Recomendo que os interessados sempre participem, pois, além de colocarem em prática muitos conhecimentos e saberem melhor como funcionam as atividades da ONU, a atividade é importante para se exercer o movimento de liderança”, ressalta o docente.
Rugno finaliza dizendo que, “neste ano, já está acertado um encontro com a missão permanente do Brasil junto à ONU, que vai nos receber para conversar sobre a importância do país junto à Organização e, ao retornar do evento, em meados de abril, já trarei as novas datas e regras para que possamos montar uma nova delegação para 2024”.
Mais informações sobre o NMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br ou também pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *