Educação & Cultura

Com temática da Barbie, Design de Moda da Uniara promove workshops, desfile e entrevista na 24ª FEC

Feira dos Cursos será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 22h, em diferentes unidades e clínicas da instituição


Tendo como temática a boneca Barbie, o graduação de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara promove oficinas, desfile e entrevista, entre outras atrações, na 24ª Feira dos Cursos – FEC da instituição. O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 8h às 22h, em diferentes unidades e clínicas da universidade. O estande da graduação estará instalado no Centro de Moda da Uniara (avenida 15 de Novembro, 567, no Centro).

“O curso convida a todos a explorarem as diversas áreas da moda. Inspirado no tema da boneca Barbie, ‘Você pode ser tudo o que quiser!’, os alunos levarão uma mensagem de empoderamento e encorajamento a todos aqueles que se interessam pelo curso. Dessa maneira, o estande tem como objetivo quebrar preconceitos e estigmas que cercam o mundo da moda”, explica a coordenadora da graduação, Viviane Xavier Ferreira.

Ela conta que, com a chegada do filme de Barbie, a boneca “volta aos holofotes e conquista cada vez mais o público”. “Ela transmite mensagens positivas, como a importância de acreditar em si mesma e perseguir sonhos, mostrando que não há limites para as ambições das meninas. Também promove inclusão e diversidade, valorizando a beleza em todas as formas, destacando que cada pessoa é única, independentemente de aparência, etnia ou habilidades”, ressalta.

Além disso, a boneca também incentiva, de acordo com a docente, a amizade, o trabalho em equipe e a importância de se apoiar e respeitar um ao outro, “o que valoriza a bondade, empatia e compaixão, mostrando que pequenos gestos podem fazer grande diferença no mundo”.

Para a decoração, será adotada uma estética única e marcante sobre a temática Barbie core, segundo a coordenadora. “O prédio será enfeitado com várias decorações, muitas delas interativas, para que os visitantes possam fazer postagens em seu Instagram, divulgando o projeto. Um exemplo é a caixa da Barbie para fotos”, revela Ferreira.

No estande, também serão realizados três workshops: “Consultoria de imagem e cores”, “Fashionsketch: crie seu estilo” e “Moda circular e upcycling”. Serão oferecidas dez vagas para cada um. “O primeiro é uma oportunidade imperdível para os participantes explorarem o poder das cores e como elas podem influenciar a percepção de imagem pessoal, aprendendo a construir uma imagem autêntica e harmoniosa”, destaca a professora.

No segundo, o visitante poderá criar seu próprio estilo. “Será uma experiência interativa e divertida, que irá estimular a imaginação dos participantes utilizando-se modelos de croquis e colagens para montar looks. Já o outro workshop será uma maneira de trazer à tona o potencial sustentável da moda. Aqui, aprenderão a transformar, de maneira criativa, peças de roupas ‘sem uso’, detalha a coordenadora.

Já na unidade II da Uniara (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro), o curso promoverá seu tradicional desfile de moda, que neste ano será voltado à marca Feral Quest, do aluno do primeiro ano, Ricardo Feral. “A marca traz criatividade, garra e inovação. Desse modo, foi escolhida para ser o centro do desfile anual da FEC, incentivando alunos a empreenderem e mostrarem do que são capazes desde o início da graduação”, salienta Ferreira.

Ela acrescenta que os looks serão disponibilizados pelo dono da marca e a maquiagem será feita de acordo com o tema. “O desfile e o tema Barbie core serão entrelaçados de maneira que mostrem a mensagem de diversidade e originalidade, trazendo um questionamento sobre a realidade e superficialidade”, explica.

A “Moda girlie” também irá compor o estande de Design de Moda. “Será voltada a coisas consideradas femininas, tudo que pareça ‘girlie’, termo em inglês para se referir a qualquer aspecto afeminado, seja algo material ou um conceito. Muitas pessoas reprimem a vontade de experimentar tudo o que se encaixa nisso, pela relação do gênero e a ideia de inferioridade, conseguindo até transformar esse senso comum em um sentimento de medo, raiva ou repulsa, sem nem ao menos terem se dado a chance de se conhecerem dentro desse universo”, aponta a docente.

Dentro dessa atividade, utilizando-se cartazes, “as pessoas desenharão algo que se enquadra a coisas que parecem femininas e que sempre quiseram tentar e usar ou que já gostam e usam”.

Outra atração será o projeto de entrevistas com egressos do curso de Design de Moda da Uniara. “Isso oferece uma oportunidade única aos interessados. Ao ouvirem histórias inspiradoras e conselhos práticos dos ex-alunos bem-sucedidos, os futuros estudantes terão uma visão realista e motivadora da indústria da moda. Essas experiências compartilhadas criarão uma imagem positiva do curso, incentivando mais pessoas a se juntarem a ele. Em resumo, o projeto de entrevistas será uma fonte de inspiração, encorajamento e networking para aqueles que desejam seguir uma carreira de sucesso no campo do design de moda”, finaliza Ferreira.

Na FEC, além de o visitante poder acompanhar atividades práticas dos cursos, também será possível fazer gratuitamente a inscrição para o processo seletivo para os cursos presenciais (exceto Medicina) oferecidos pela universidade. Outras informações sobre a Feira dos Cursos, idealizada pelo Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *