Araraquara

Creches municipais apresentam déficit de 66 vagas 

Creches municipais apresentam déficit de 66 vagas 

Informações foram fornecidas pela Secretaria de Educação após requerimento do vereador João Clemente (PSDB)


No dia 19 de maio, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou à Prefeitura o Requerimento nº 447/2021, solicitando informações sobre as inscrições para creches e pré-escolas municipais.

O parlamentar perguntava se todos os responsáveis que inscreveram (de forma on-line) seus filhos para vagas em creches e pré-escolas para 2021 foram contemplados com as respectivas vagas; o percentual ou o número de responsáveis que inscreveram seus filhos, de forma on-line, e não conseguiram vagas para 2021; como a Prefeitura oficializa, dá o feedback para o responsável sobre o pedido de vaga ter sido atendido em determinada creche ou pré-escola;  e se o retorno sobre o êxito na conquista da vaga é feito eletronicamente ou presencialmente.

Clemente também indagava se haveria efetividade e eficiência no sistema de matrículas on-line; como a Prefeitura analisa a eficácia do sistema on-line de matrículas; se todos os responsáveis, seja de forma on-line ou presencialmente, que buscaram e demonstraram interesse em vagas as conseguiram; se haveria vagas para todas as crianças que procuram as creches e pré-escolas municipais e, no caso de falta de vagas, quais seriam as escolas com déficit de vagas e se o Centro de Educação e Recreação (CER) “Jacomina Filippe Sambiase” estaria sem vagas.

“Recebemos informações de mães, pais e responsáveis que realizaram a inscrição para a educação infantil, de forma on-line e presencial, mas as vagas para as referidas crianças foram negadas”, argumentava o vereador.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que, pela primeira vez, foi incluída a opção de realização de inscrição para vagas nos Centros de Educação e Recreação de forma on-line, em razão da pandemia da Covid-19, mas que essa não foi a forma exclusiva de atendimento. “As inscrições também puderam ser feitas de forma presencial mediante agendamento nas unidades. Nem todas as crianças inscritas de forma presencial ou on-line foram contempladas com vagas, especialmente em Berçário, onde a demanda é maior do que a oferta de vagas”, detalha.

Clélia diz que não há como diferenciar o percentual ou o número de responsáveis que inscreveram seus filhos de forma on-line e não conseguiram vagas, pois as inscrições realizadas nessa modalidade foram somadas às realizadas presencialmente.

Ela informa que o retorno sobre a oferta ou não de vaga é dado presencialmente no período em que as famílias devem comparecer ao CER no qual se inscreveram para confirmar a matrícula. “Importante dizer que todos os procedimentos referentes à inscrição e à matrícula são regidos por Resolução, no caso de 2020 para 2021, pela Resolução SME nº 019/2020, de 4 de setembro de 2020.”

Para a secretária, a experiência das inscrições on-line foi positiva. “Especialmente por termos conseguido contribuir com o isolamento social e evitar aglomerações com essa prática, ações essenciais no contexto pandêmico. O formulário de inscrição on-line se trata de mais uma ferramenta que poderá compor com a tradicional inscrição presencial, mas avaliamos que será necessário fazer algumas adequações no formulário, como, por exemplo, vincular automaticamente o endereço da família ao CER que atende aquela rede física, além de não permitir preenchimento parcial, pois tivemos inscrições que não continham sequer um telefone para contato e ficou impraticável o contato com a família”, avalia.

Berçários

De acordo com Clélia, o atendimento de Berçário l, por sua característica individualizada, tem uma demanda maior que a oferta de vagas, e há critérios próprios para a oferta de vaga nesta turma, ratificada pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP). “A prioridade de atendimento no Berçário l é para crianças cujas mães ou responsáveis exerçam atividade laboral remunerada e façam a devida comprovação no momento da inscrição”, esclarece.

Ainda segundo a secretária, nenhuma cidade brasileira atende 100% da demanda de vaga por creche (atendimento para crianças de 0 a 3 anos de idade), todavia “Araraquara ocupa posição de destaque no Estado de São Paulo e tem um atendimento que supera a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação que é atender 50% das crianças de 0 a 3 anos até o final da vigência do Plano, a saber até 2024”.

“Araraquara atende 100% das crianças de pré-escola, conforme informações disponíveis no Censo Escolar e Projeções Populacionais da Fundação Seade/SP (www.dataparcerias.sp.gov.br). Assim sendo, não temos conhecimento de crianças de pré-escola fora da escola, etapa educacional obrigatória. Quando não é possível ofertar vaga no próprio bairro, uma outra unidade próxima é disponibilizada. Para creche temos uma demanda reprimida”, completa.

Creches sem vagas

Na resposta, foi apresentada a relação de todos os CERs com deficiência de vagas. São eles: “Amélia Fávero Manini” – 11 para Berçário l; “Antonio Tavares Pereira Lima” – 2 para 3º etapa; “Carmelita Garcez” – 7 para Berçário l e 2 para Berçário II; “Cyro Guedes Ramos” – 6 para Berçário l e 4 crianças para Berçário ll; “Eunice Bonilha Toledo Piza” – 4 para Berçário l e 1 para Berçário ll; “Jacomina Filipe Sambiase” – 7 para Berçário l e 3 para Berçário II; “José Alfredo Amaral Gurgel” – 1 para 3ª etapa; “José Pizani” – 4 para Berçário 1; 2 para Berçário II; 1 para Classe Intermediária; e 1 para 3ª etapa; e “Rosa Ribeiro Stringhetti” – 9 para Berçário l e 2 para Berçário ll.

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About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

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