Araraquara

Criação de Parque Linear na extensão do Ribeirão das Cruzes pode auxiliar na proteção 

Modelo promove resguardo da área verde e interação com a comunidade 

ARARAQUARA - Extensão do Ribeirão das Cruzes

A vereadora Fabi Virgílio (PT) está propondo à Prefeitura a constituição de um Parque Linear em toda a extensão urbana do Córrego Ribeirão das Cruzes em Araraquara.

O rio nasce entre a Chácara Flora e o Selmi Dei, na Zona Norte da cidade, e segue em direção à Região Sudoeste, de onde segue para o Rio Jacaré-Guaçu, em Boa Esperança do Sul.

A proposta da parlamentar, que consta na Indicação nº 1826, é proteger toda a extensão do rio, assim como sua fauna e flora, para garantir sua capacidade de recarga, uma vez que 15% do abastecimento de água de Araraquara provêm das águas superficiais do córrego.

Dentre as áreas de preservação propostas está a instituição da 1ª Reserva Biológica da Floresta Paludosa, área tombada como patrimônio ambiental de Araraquara, no Jardim Ipanema, e única floresta paludosa identificada no município.

Fabi explica que a proposta “nasce diante dos eventos climáticos catastróficos que estamos vivendo, seus desfechos trágicos e a nossa responsabilidade social neste cenário”.

“A crise climática que nos atinge coloca em risco a nossa sobrevivência e a do planeta. Temos que pensar estratégias imediatas para mitigar os danos oriundos dela, e a criação de um parque linear para proteger nossos recursos hídricos a partir do Ribeirão das Cruzes é essencial, inclusive porque o crescimento urbano tem invadido cada vez mais espaços, adensando e provocando a impermeabilização dos solos e o assoreando os rios da Zona Norte da cidade, área de nascente do córrego”, reforça a vereadora.

Ela lembra ainda que o Plano Diretor de Araraquara traz na Subseção 3, Título 3, o artigo 111, que versa sobre a criação de corredores de integração ecológica (Cieco) nas redes hídricas justamente neste modelo de proteção e preservação da biodiversidade, dos recursos e elementos de conservação natural.

Além disso, o Parque Linear tem como característica oferecer equipamentos de lazer para atrair a comunidade e promover a interação social em espaços verdes. “Este projeto nos daria a possibilidade de respirarmos aliviados por termos amparado as nossas riquezas naturais e, como consequência disso, garantirmos a nossa existência assim como da fauna e da flora do espaço que habitamos, deixando ainda uma linda herança para as próximas gerações”, encerra a parlamentar.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT) 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *