Araraquara

Vereadora participa de mesa redonda na Unesp

Vereadora participa de mesa redonda na Unesp
O encontro, realizado para alunos do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição, abordou uma série de assuntos como os problemas que…

02DEZ2016| 8:34
Imprensa CMA

Uma tarde de troca de conhecimentos. Assim foi definida a mesa redonda que a vereadora Juliana Damus (PP) participou na última sexta-feira (25) e que debateu a realidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que existe há 26 anos no Brasil.

O encontro, realizado para alunos do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição, abordou uma série de assuntos como os problemas que a saúde municipal enfrenta e o papel do Legislativo Municipal para facilitar o diálogo e aproximar os universitários dos poderes municipais.

Juliana Damus falou sobre as reclamações que recebe na área da saúde em seu gabinete, como problemas com internação e falta de medicamentos, e também incentivou a participação dos alunos no Legislativo. “A Sessão Cidadã é uma ferramenta muito interessante para que os alunos apresentem projetos e os vereadores levem essas ideias ao Executivo. É uma ótima forma de integração”.

Além da parlamentar, compuseram a mesa o professor de imunologia Paulo Inácio da Costa e a professora de microbiologia Elizabeth Pizzolitto, ambos docentes da disciplina Políticas Públicas de Saúde no SUS da Unesp; a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde Rosana Nasser; Márcia Cristina Tamia Ferreira, integrante do Conselho Municipal de Saúde; e Izaias Ambrózio da Silva, usuário do SUS e presidente do grupo GASPA que atua no apoio ao portador de HIV.

As dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e ideias para aproximar Unesp e saúde municipal foram algumas das questões abordadas. O fechamento da UPA da Vila Xavier também foi tratado.

“O convite para a participação da Juliana teve a intenção de unir forças, porque a vereadora trabalha uma parte muito prática e o nosso trabalho aqui na Unesp é acadêmico. Essa busca foi muito interessante e proveitosa”, ressaltou Elisabeth Pizzolito.

A estudante do quinto ano de Farmácia-Bioquímica Andressa Baggio viu no encontro uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi a primeira vez que a Unesp realizou uma mesa redonda assim e que promoveu uma aproximação maior tanto do Conselho Municipal quanto do Legislativo com os estudantes. Esse diálogo é muito importante para conseguirmos avanços”.

Com informações da assessoria de imprensa da vereador.
idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *