Educação & Cultura

Cultivo de pimenta com iluminação artificial é tema de TCC de recém-formados em Engenharia Agronômica da Uniara

Trabalho de Ademilson Rodrigues, Tales Ednan Gonçalves e Antonio Hernandes Júnior foi orientado pela professora Laura Vanessa Cabral da Costa


Os recém-formados em Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Ademilson Rodrigues, Tales Ednan Gonçalves e Antonio Hernandes Júnior, apresentaram o estudo “Cultivo em estufa da pimenta dedo-de-moça (Capsicum Bacattum) sob influência de iluminação artificial” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientados pela professora Laura Vanessa Cabral da Costa.

“O experimento foi realizado com o propósito de avaliar o desenvolvimento da pimenta exposta em diferentes cores de luz artificial durante um determinado tempo. A pesquisa nos mostrou bons resultados. Nosso objetivo foi concluído com êxito e foi de grande avalia para a evolução pessoal e profissional que tivemos nesses cinco anos na Uniara, com grande orgulho. Vivenciar esses momentos foi muito aprendizado, e a sensação de dever cumprido é muito gostosa”, declaram Rodrigues, Gonçalves e Hernandes Júnior.

Costa aponta que, “com esse estudo da utilização da luz artificial com lâmpadas tipo LED na agricultura – tecnologia cada vez mais praticada -, mesmo não tendo resultados satisfatórios – alguns tratamentos tiveram o ataque de fungos -, verificou-se nesse trabalho que a luz LED azul foi a que apresentou melhor crescimento e desenvolvimento em comparação com as demais”.

A docente salienta que muitas pesquisas ainda precisam ser desenvolvidas em relação à utilização da luz artificial para produção de plantas. “Esse trabalho foi uma pequena amostra do quanto ainda é preciso estudar, mas, principalmente, com ele, vejo a importância da pesquisa no desenvolvimento da vida acadêmica. A agricultura hoje utiliza muita tecnologia, e os estudos a campo são cada vez mais necessários”, diz.

Os alunos desenvolveram o TCC com seriedade e responsabilidade, de acordo com a orientadora. “Analisaram cada acontecido – fungo, morte de plantas, insetos etc. – para que possamos repensar que a tecnologia pode ser aplicada na produção hortícola, mas antes ela precisa ser estudada”, finaliza Costa.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *