Educação & Cultura

Curso internacional realizado na Uniara promove conhecimento científico e integração social

Evento foi oferecido pelo oferecido pelo CABBIO e pelo CNPq

Ministrado por docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara e de outros países, o curso internacional gratuito “Da teoria à prática: celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos”, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição, foi um sucesso, de acordo com os professores do Programa, Hernane da Silva Barud e Katia Sivieri. O evento foi oferecido pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia – CABBIO e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

“Foi uma experiência ímpar e interessante porque veio um grupo de pessoas muito coeso, muito interessado, de diferentes países, e que aproveitou cada momento. Destaque para questão científica e também a integração social, sendo que chegamos a fazer visitas guiadas pela cidade. A Uniara foi fundamental nesse processo. Também visitamos a JBT, que é uma empresa que produz máquinas para a extração de laranja, e fomos à Incubadora de Empresas de Araraquara”, relata Barud, que coordenou o curso.

Ele reforça que foi uma oportunidade única. “Ouvimos dos participantes que eles ficaram muito gratos. E, sobretudo para nosso PPGB-MRQM, é uma vitrine, no sentido do próprio Programa e da Uniara, com repercussão em toda a América do Sul. Acredito que, desse fruto, nascerão novas colaborações científicas também”, diz o professor.

Sivieri, por sua vez, conta que, no curso, foram abordados os temas sobre a celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos. “Recebemos estudantes de pós-graduação brasileiros, colombianos, paraguaios e argentinos. Também, contamos com a participação de professores do PPGB-MRQM, mas também professores da Argentina e Uruguai, bem como de colegas da Unicamp”, detalha a docente.

O evento proporcionou, segundo ela, uma grande troca de experiências. “Foi possível compartilhar as últimas inovações na área de Biotecnologia. Pessoalmente, fiquei extremamente satisfeita com o resultado desse primeiro curso fomentado pelo CABBIO-CNPq. Que seja o primeiro de muitos outros que virão, colocando dessa forma a Uniara no contexto latino-americano de biotecnologia e inovação”, finaliza Sivieri.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *