Araraquara

Daae colocará nova mensagem em faturas para avisar inadimplentes sobre pendências 

Iniciativa dos vereadores Marchese da Rádio (Patriota) e Lucas Grecco (União Brasil) sugeriu alterações no modelo usado atualmente 

Foto: Divulgação/ A CidadeOn Araraquara

 Quando o vereador Marchese da Rádio (Patriota) questionou em junho o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) sobre a quantidade de notificações por inadimplência emitidas e cortes no fornecimento de água em consequência disso, foi constatado que, de janeiro a maio de 2023, já haviam sido enviados em média mais de 35 mil comunicados de débitos em atrasos por mês e, aproximadamente, 100 cortes foram realizados por dia no mesmo período. 

Considerando os números expressivos e entendendo os transtornos que a interrupção no abastecimento de água causa, especialmente quando isso acontece em períodos seguidos por dias que não são úteis, o parlamentar, juntamente com o vereador Lucas Grecco (União Brasil), enviou ao Executivo em agosto uma indicação. Nela sugerem-se mudanças na fatura, trazendo destaque maior às informações de valores em aberto e a data prevista para a suspensão dos serviços para aquele imóvel. 

Ambos justificam a alteração, pois “ficam os contribuintes e suas famílias obrigados a esperar o término de feriados e finais de semana, pois nessas datas, não existe no departamento responsável pelo corte e fornecimento de água nenhum setor de plantão a quem possam recorrer efetuando o devido pagamento e solicitando uma rápida religação”. 

Na proposta apresentada, no campo “descrição da conta” haveria um quadro, com letras vermelhas e contendo o texto “VAMOS JUNTOS EVITAR O CORTE? Tem um aviso importante para o corte na área amarela abaixo” e na área mencionada, compreendida pelo local para “informações gerais”, haveria o complemento “Regularize seu pagamento, evite a suspensão do fornecimento a partir XX/XX/XXXX”. 

O diretor Comercial e de Relações Institucionais do Daae, Alexandre Pierri, explicou em sua resposta que as observações feitas pelos vereadores foram analisadas pelo setor e examinou os campos disponíveis para colocação das mensagens de alerta ao contribuinte, visto que na “descrição da conta” não haveria espaço disponível e nas “informações gerais” a inserção de um texto adicional geraria duplicidade, pois já existe a impressão de dizeres sobre as pendências financeiras do contribuinte na conta. 

Após a finalização do estudo, concluiu-se que o ideal seria colocar o aviso, escrito em caixa alta e negritado, na parte destinada aos dados de identificação do usuário (onde constam nomes do consumidor/proprietário e endereço), com o texto a seguir: “IDENTIFICAMOS DÉBITOS EM SUA CONTA. EVITE O CORTE. PROCURE O DAAE”. 

Na sequência, a gerente Comercial da autarquia, Sílvia Félix, informou que foi aberto um chamado solicitando a inserção da nova mensagem na fatura dos usuários que possuírem débitos pendentes. Segundo ela, o prazo previsto para implantação das mudanças era de 60 dias, contados a partir de 5 de setembro. 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *