Araraquara

Detalhes do ‘Prefeitura nos Bairros’ são enviados à Câmara

Prefeitura respondeu a questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)


Após receber reclamações de munícipes referentes ao programa “Prefeitura nos Bairros”, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou documento ao Executivo perguntando por que todos os serviços divulgados pela Prefeitura não foram realizados. No Requerimento nº 564/2022, o parlamentar questiona quais serviços e em quais locais foram feitas melhorias dentro do “Prefeitura nos Bairros” no Cecap e no Iguatemi. O parlamentar também solicita que sejam enviados à Câmara Municipal o cronograma do programa no período de janeiro a dezembro de 2022, a relação dos serviços oferecidos e realizados e a planilha com dados dos atendimentos prestados durante cada edição do programa em 2022.

Conforme a resposta enviada pelo Executivo (Ofício nº 2276/2022), não há um cronograma pré-estabelecido. A Prefeitura explica que foi feita uma divisão da cidade em 20 regiões, mais os assentamentos e o Distrito de Bueno de Andrada para a realização do programa municipal que visa à zeladoria dos bairros. As escolhas das regiões foram feitas de acordo com a demanda de serviços com mais urgência e, na maioria das vezes, escolhidos com uma semana de antecedência com ampla divulgação.

Os serviços oferecidos pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos são operações tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas queimadas, limpeza das áreas públicas, capina, roçada e retirada de entulhos. Também há serviços de outras secretarias, tais como: podas de árvores, pintura de guias, sinalização de trânsito, manutenção de próprios, atendimento social, Pat, Procon, castração de animais e IPTU.

Em relação aos bairros mencionados por Angeli, a Prefeitura afirma que os serviços foram executados em grande parte, ficando alguns serviços pontuais a serem completados posteriormente, como alguns danos em asfalto, calçadas e roçadas. “Para exemplificar os serviços feitos, foram roçadas as áreas de grande extensão da prefeitura na Av. Engenheiro Domingos Ferrari Junior, Av. Pedra José Laroca, Rua Dr. Amauri Pinto de Castro Monteiro, entre outras; tapa-buracos na Av. Miguel Bucalem, Rua Dr. Amauri Pinto de Castão Monteiro, Av, Jorge Miguel Saba, Rua Bento Teixeira, entre outras. Estamos nos mobilizando com equipe de tapa-buracos para atender a demandas novas e represadas”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla.

Até 15 de agosto, a Prefeitura havia realizado 2.538 operações tapa-buracos, limpou 170 bocas de lobo e uma área de 83.545,87 metros quadrados de próprios públicos.

Para Angeli, falta planejamento. “A Prefeitura precisa se atentar ao planejamento dessas ações para reduzir custos e ser mais efetiva. Diversos bairros por onde o programa passou continuam com grandes problemas nas ruas e praças e o sentimento da população é como se nada tivesse sido feito”, explica e finaliza.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *