Brasil

Diretor do CDMF faz palestra em abertura de evento na UNESP em Presidente Prudente

Diretor do CDMF faz palestra em abertura de evento na UNESP em Presidente Prudente

7:5 |IDNews/José Angelo Santilli | 2018SET12  | Foto: © José Angelo Santilli

Elson Longo da Silva, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor Geral do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi o palestrante na abertura do II Simpósio de Pesquisa em Química (II SPQ), na Faculdade de Ciências e Tecnologia, na UNESP de Presidente Prudente – SP, no dia 14 do último mês de agosto. O evento foi organizado e coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Eletroanalítica e Sensores (GPES) da FCT/UNESP, coordenado pelo professor  Marcos Fernando de Souza Teixeira. O tema do Simpósio foi “Desafios e Conquistas no Cenário Atual” e o da palestra foi “Reações em Semicondutores monitorados por elétrons e fótons”.

Nesta palestra, Longo abordou a importância do estudo teórico aliado às pesquisas de laboratório, além de mostrar resultados de vários trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do CDMF. Foi destacada a importância do controle da morfologia das nanopartículas para as propriedades dos materiais e, também, o efeito do feixe de elétrons no crescimento de prata metálica na superfície dos cristais de tungstato de prata, artigo publicado na revista Scientific Reports – Nature. Foi observado que o novo material apresenta melhores propriedades,  fotoluminescente, fotodegradação e atividade bactericida. Essa pesquisa mostra a importância da sinergia entre a pesquisa experimental e simulações utilizando cálculos teóricos. Participam deste projeto pesquisadores Brasileiros, alunos de pós-graduação e de pós-doutorado e o pesquisador Juan Andrés, da Universidade Jaume I, na Espanha.

O evento deste ano consistiu em um espaço para apresentação e discussão científica dos resultados e perspectivas dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos, graduandos na Iniciação Científica, pós-graduandos dos cursos de Mestrado e Doutorado e Pesquisadores dos programas de pós-graduação de Presidente Prudente e regiões circunvizinhas (IBILCE, POSMAT, PG-UEL, UFGD etc.).

Aproveitando a viagem a Presidente Prudente, o Professor Elson visitou o prédio do “Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos”, concluído no mês de agosto, onde também funcionará o Laboratório de Materiais Cerâmicos – LaMaC, coordenados pelo Professor Silvio Rainho e pela Professora  Agda de Souza. Vários destes professores da FCT/UNESP participam como pesquisadores associados do CDMF/CEPID.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *