Araraquara

Edio Lopes celebra premiação nacional de produção da TV Câmar

Edio Lopes celebra premiação nacional de produção da TV Câmara

     Proposta do vídeo foi trazida pelo vereador, numa homenagem ao dia da mulher. A mulher camponesa foi o universo do documentário

9:09 |IDNews | 2018SET07  | 

A notícia da premiação do documentário “Gralha Azul”, produzido pela TV Câmara de Araraquara, na II Mostra de Documentários da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádio Legislativas) – um concurso nacional, foi recebida com alegria na Câmara Municipal, e, em especial, pelo vereador Edio Lopes. A proposta foi trazida por ele para a produção de uma homenagem às mulheres do campo, no Dia da Mulher, em março do ano passado.

O curta-metragem retrata a luta das mulheres camponesas do Assentamento Bela Vista do Chibarro, desde a ocupação das terras e formação do acampamento; a marcha para São Paulo, reivindicando a reforma agrária; a formação dos lotes; a incerteza se conseguiriam alimentar os filhos no dia a dia; o início da produção de alimentos; até chegar aos dias atuais, ainda de resistência e lutas. Tudo é contado na perspectiva das mulheres do assentamento, que resistiram e não desistiram da luta por transformação social, reconhecimento e visibilidade.

Realidade da mulher camponesa

Na versão exibida à época da produção, Edio Lopes participa da abertura, relatando que a coragem e a luta das mulheres escreveram a história da humanidade. O vereador convida para conhecer a realidade das mulheres camponesas, assistindo ao vídeo. “Fico feliz que a história destas mulheres do assentamento e a qualidade da produção da equipe da TV Câmara tenham conquistado visibilidade e reconhecimento nacional. Todos sabem o quanto persisto na luta para levar melhores condições de vida e de trabalho para essa gente trabalhadora. Uma premiação como essa serve como motivação”, afirmou Edio.

“Gralha Azul” é uma música, cantada por uma das mulheres do assentamento, Maria Rezadeira. “Hoje eu tenho orgulho de falar que sou uma camponesa. Eu chego na frente de qualquer sociedade. Eu não vou mentir não. Eu falo assim, eu moro no campo, ando com o pé cheio de terra, as mãos sujas, mão calosa, mas honrada e com dignidade”, narra a personagem em um dos momentos do vídeo premiado nacionalmente.

Gralha Azul

“O pinheiro dá a pinha. A pinha dá o pinhão. Gralha Azul leva no bico, vai Fazer a Plantação. Vôa Vôa, Gralha Azul, Gralha Azul, Gralha Azul, Gralha Azul”, é um trecho da canção que conduz o documentário. Ela é conhecida no estado do Paraná, interpretada pelo grupo Gralha Azul. O pássaro, que se alimenta do Pinhão, leva a semente no bico e a espalha, semeando o campo. Alimenta seus filhotes com ela. A natureza depende dos pássaros. A cidade depende da produção de alimentos no campo. É este o sentido da canção. É este o sentido do documentário. “És bom trabalhador”, finaliza a música.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *