Educação & Cultura

Egressos e docentes da Uniara são coautores de artigo publicado no periódico Mutation Research

Conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente na internet


Egressos, docentes e ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara são autores de um artigo publicado no periódico Mutation Research/Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis, juntamente com outros autores. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3DCrNzn.

O artigo tem como título “Evaluation of cytotoxicity and genotoxicity of a novel oxovanadium complex with orotate”. “Foi escrito com base na pesquisa desenvolvida em meu mestrado. Trata-se de um estudo desenvolvido afim de avaliar o perfil genotóxico e a influência na proliferação e morte celular, do complexo oxovanádio(IV) com ácido orótico, denominado VO(oro)”, explica Pietra Stefany da Silva Gomes, primeira autora e mestre pelo PPGB-MRQM.

Ela relata que “mostramos que o complexo metálico em estudo é citotóxico com maior seletividade para células tumorais do que para células normais”. “Ele causa danos no DNA e, dependendo da concentração, pode levar ao bloqueio do ciclo de divisão celular e à indução da morte das células por meio da via apoptótica. Em suma, esse trabalho permitiu explorar vários aspectos biológicos do complexo VO(oro), e os resultados apresentados podem fornecer apoio para a continuação da investigação com complexos metálicos como um possível medicamento antitumoral”, detalha.

O estudo foi orientado pela professora Flávia Aparecida Resende Nogueira, que reforça que “foi feita uma análise da mutagenicidade e citotoxicidade de um complexo de vanádio, sintetizado em parceria com o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Antonio Carlos Massabni, que foi nosso docente”. “Foi um trabalho no qual foram implementadas várias técnicas importantes no Laboratório de Mutagenicidade e Toxicidade – LAMUT da Uniara, com colaborações importantes”, destaca a docente, ressaltando que “a revista é de excelência na área de mutagenicidade, com fator de impacto muito bom”. “Fiquei muito feliz com a publicação”, finaliza.

Além de Gomes, Nogueira e Massabni, os outros autores do artigo são Washington Wilson da Silva, Gabriela de Cássia Gasparotia, Filipe Boccato Payolla, Jonata Augusto de Oliveira, Paula Aboud Barbugli, Freddy Humberto Marin-Dett e Maurício Cavicchioli.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *