Brasil

Elson Longo recebe “Prêmio Ciência e Tecnologia São Carlos – 2018”

Elson Longo recebe “Prêmio Ciência e Tecnologia São Carlos – 2018”

9:34 |IDNews/José Angelo Santilli  | 2018OUT17 | 

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, levou a efeito na manhã do dia 10 de outubro a cerimônia de entrega do Prêmio Ciência e Tecnologia São Carlos – 2018 e homenagem aos pesquisadores agraciados, evento que ocorreu no Auditório “Bento Prado”, no Paço Municipal de São Carlos. O Prêmio é um reconhecimento destinado a pesquisadores e professores com contribuição ao desenvolvimento científico nacional e internacional.

Elson Longo da Silva, Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi um dos premiados na categoria Pesquisador Sênior.
Elson Longo da Silva ingressou na UFSCar em 1989, no Departamento de Química (DQ), onde se aposentou como Professor Titular. Atualmente, continua atuando como Professor Visitante na Instituição da qual recebeu também o título de Professor Emérito. Fundou, no final da década de 1980, o Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC), hoje Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do qual Longo é Diretor. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O pesquisador já publicou mais de mil artigos em revistas internacionais, com mais de 20 mil citações, e orientou mais de 70 dissertações e teses. É membro da Academia Internacional de Cerâmica, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e em 2018 foi agraciado pela Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador.

Perante o prefeito de São Carlos, Ayrton Garcia, vereadores e secretários municipais, dentre muitos outros convidados, o prêmio foi entregue aos vencedores.

Além de Elson Longo. foram premiados na categoria Pesquisador Sênior Glaucius Oliva, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Estevão Cruvinel, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Na categoria Jovem Pesquisador, foram premiados Frank Nelson Crespilho, docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP; e Márcio Weber Paixão, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Na categoria Professor de Ciências foi agraciada a Profª Bárbara Daniele Rodrigues (Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha); e na categoria Clube de Ciências: Profª Débora Gonzalez Costa Blanco (Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Região); Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (CEPOF-IFSC/USP); Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior (CEPOF-IFSC/USP); e Drª Wilma Barrionuevo (CEPOF-IFSC/USP).

A abertura da cerimônia esteve a cargo do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Prof. José Galizia Tundisi, que na ocasião agradeceu ao Prefeito Municipal de São Carlos o apoio incondicional que o mesmo deu para a concretização deste evento que teve o envolvimento total da Prefeitura, bem como do vereador Robertinho Mori, que foi parte fundamental para a realização do Prêmio.

Tundisi salientou que este evento, já em sua segunda edição, não acontece por mero acaso, já que um de seus objetivos é ampliar, através da ciência, a capacidade de interligar as universidades, os institutos de pesquisa e as escolas, numa ação que promova o desenvolvimento social e econômico da cidade e eleve a importância dos cientistas que desempenham suas atividades na cidade de São Carlos. “Muitas empresas de alta tecnologia querem se instalar em São Carlos e estão negociando com a Prefeitura nesse sentido, exatamente pelo fato de estarem aqui sediados importantes polos universitários e de pesquisa, além de centros tecnológicos de excelência”, anunciou Tundisi, tendo acrescentado que “A ciência e tecnologia em São Carlos é responsável por cerca de 30% do PIB da cidade e muita coisa estamos fazendo em prol do desenvolvimento dessas áreas”.

O docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Glaucius Oliva – um dos homenageados nessa cerimônia – foi quem usou da palavra em nome de todos os premiados, tendo agradecido ao prefeito da cidade a realização do evento e enaltecido a imagem do Prof. Tundisi ”(…) um secretário municipal com enorme envergadura e que inspira os jovens (…)”. O orador recordou, em traços gerais, a história da chegada dos primeiros cientistas em São Carlos e a forma como a cidade os soube acolher, de braços abertos, tendo sido o primeiro passo para a criação dos primeiros polos universitários e da própria Embrapa. “A população acadêmica na cidade de São Carlos – entre pesquisadores, docentes, servidores e alunos – ronda cerca de quarenta e cinco mil pessoas, ou seja, 20% da população, o que demonstra a riqueza que ela própria gera para a comunidade e para o país. Nenhuma nação pode almejar ter justiça social e riqueza se não apostar em ciência e tecnologia”, salientou Oliva, tendo dado os exemplos nacionais da Petrobras, cuja maior parte de seus laboratórios está inserida no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ou da EMBRAER – a terceira maior indústria aeronáutica do mundo -, que é fruto da atividade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tendo sublinhado enfaticamente que a ciência sempre foi um investimento e não um gasto. “Importar recursos para a ciência e tecnologia no Brasil é, no meu entendimento, um crime que lesa a pátria, haja vista aquilo que possuímos”, salientou o orador que, já no quesito doméstico, afirmou que a cidade de São Carlos sempre abraçou a ciência e os cientistas, sendo que todos eles souberam e sabem retribuir. “A ciência em São Carlos traz qualidade de vida e desenvolvimento”, concluiu Glaucius Oliva.

Encerrando o evento, o Prefeito de São Carlos, Ayrton Garcia, parabenizou todos os agraciados com o Prêmio, tendo relacionado o fato de São Carlos ser a “Capital da Tecnologia” com a forma como a Prefeitura encara a área da Educação: “Todo poder executivo é obrigado a destinar 25% do seu orçamento para a área da Educação: aqui, em São Carlos, nós destinamos 31% e por isso a estrutura da Educação está sempre sendo melhorada, naquilo que entendemos ser um investimento sério nessa área sensível”.

Foto: CDMF/Divulgação

Legenda: Da Direita para esquerda: Airton Garcia (Prefeito), Dorival Milani (Diretor da ASSER), Sheyla Mara Baptista Serra (Diretora do CCET-UFSCar),  José GaliziaTundisi (Secretário da Ciência e Tecnologia de são Carlos), Maria Aparecida de Moraes Silva (professora de Sociologia UFSCar) e  Elson Longo (Diretor do CDMF/UFSCar)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *