Araraquara

Em reunião articulada pelo Legislativo, Saúde pode viabilizar atendimento para saúde mental 

Para o presidente Paulo Landim (PT), seria a solução para o déficit orçamentário da Casa Cairbar 

ARARAQUARA - Saúde e a viabilização para saúde mental

Um assunto bastante sensível, a saúde mental, foi tema de uma reunião articulada pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), na tarde desta sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, entre representantes da Casa Cairbar Schutel e a secretária Eliana Honain, quando a situação da instituição foi apresentada.

Marísia Helena da Cruz, presidente da Casa, abordou o orçamento para 2023 e a adequação de uma ala para dependência química. Já Nelson Fernandes Jr., tesoureiro, mostrou em uma apresentação em vídeo os apontamentos de um déficit mensal de R$ 126 mil, afirmando que a missão da Casa Cairbar é manter as demandas da saúde pública.

No ano em que a instituição completa 56 anos, os números revelam que hoje o volume de atendimentos fica em aproximadamente um terço do que já foi no passado, portanto, há a possibilidade de atender à crescente procura por esse tipo de serviço.

A reunião caminhou para uma solução que atende às necessidades dos dois setores. “Eles demonstraram que trabalham com déficit orçamentário e, em contrapartida, o Município coloca a possibilidade de estruturação da rede de saúde mental com propostas de incremento de serviços, pois precisamos resolver o problema da saúde mental o mais rápido possível”, salientou Eliana Honain.

Ela sugeriu três alternativas que seriam positivas para ambas as partes: parceria com o Caps tipo 3, Consultório de Rua e outra residência terapêutica. Conseguindo prestar esses serviços, vão viabilizar muito o atendimento à saúde mental de Araraquara, e consegue-se tornar a Casa Cairbar sustentável.

Os próximos passos serão a Casa Caibar entregar uma planilha com os custos desses serviços, iniciar as negociações e posteriormente proceder o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Transtornos mentais 

Assim como em todo o país, crescem de maneira vertical em Araraquara os casos de transtornos mentais, muitos em decorrência do uso abusivo de álcool e de drogas, e também os transtornos de humor, que são as depressões e as ansiedades, um grande problema de saúde pública. “Precisamos trabalhar muito no caminho de construir uma saúde mental resolutiva e efetiva para a população de Araraquara”, enfatizou Eliana.

Para Landim, “a reunião foi extremamente proveitosa, pois uma solução surgiu para resolver um problema do setor de saúde, que é o gargalo no atendimento aos pacientes, e resolve também a situação de déficit orçamentário mensal da Casa Cairbar, que tem estrutura e pessoal especializado para fazer o atendimento. Seria algo nos moldes do que é feito com a administração da Gota de Leite e seria muito bom para todos”, salientou.

Com relação à adequação de uma ala para dependência química, cujo valor é relativamente pequeno, de R$ 75 mil, o parlamentar sugeriu a busca de uma Emenda Parlamentar junto a deputados. Ele vai se empenhar para fazer chegar às mãos de deputados estaduais e federais os documentos com as necessidades da Casa Cairbar Schutel.

O advogado da Casa Cairbar, Wilson Ademori, também participou da reunião.

Com informações da assessoria do gabinete da Presidência 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *