Educação & Cultura

Em sua dissertação, mestrando em Direito da Uniara aborda formas de prevenção a assédios moral e sexual em microempresas

Defesa de Evandro de Oliveira Tinti foi realizada na última sexta, dia 3, na unidade II da universidade

EDUCAÇÃO – MESTRADO EM DIREITO


Na última sexta-feira, dia 3 de março, o aluno do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Evandro de Oliveira Tinti, defendeu sua dissertação, intitulada “Formas de prevenção de conflitos trabalhistas decorrentes de assédio moral e sexual em microempresas”, na unidade II da instituição. O estudo foi orientado pelo coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira.

“Basicamente, a dissertação teve a finalidade de buscar formas de prevenção de conflitos decorrentes de assédio no âmbito de microempresas, ou seja, o trabalho buscou listar algumas formas que possam ser úteis às microempresas para tomarem atitudes tentando prevenir assédio entre seus funcionários”, inicia o agora mestre.

Ele conta que, em seu estudo, pode identificar que “o compliance é a ferramenta mais importante para a prevenção de assédio”. “Porém, a empresa pode realizar diversas outras atitudes visando a essa mesma prevenção, como procurar profissionais externos para oferecerem treinamentos e apoios profissional e psicológico, e outros profissionais que possam auxiliar na gestão da empresa para melhorarem a comunicação entre as pessoas que lá trabalham, de forma a deixarem claro que aquela empresa não tolera o assédio moral e o assédio sexual”, ressalta Tinti.

Oliveira comenta que estudos sobre a questão do assédio moral “normalmente são feitos pensando-se nas grandes empresas, sendo que pouquíssimas vezes pensou-se em pesquisar e ajudar as microempresas”. “O Evandro toca na questão do assédio sexual, mas o mote é o assédio moral – como as microempresas evitariam conflitos. Ele faz algumas observações e pesquisas, mostra os problemas mais recorrentes nesse sentido e faz uma proposta de manual para isso”, explica o orientador.

De acordo com ele, foi uma pesquisa que os membros da banca avaliadora – os professores Jamile Gonçalves Calissi e Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro, além dele – consideraram bastante relevante e de “uma qualidade extrema”. “O Evandro é muito bom e sério em pesquisa”, finaliza Oliveira.

Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *