Araraquara

Empresários apresentam sugestões para disciplinar o descarte de entulho em Araraquara

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Tenente Santana quer sintonia entre geradores e destinação final dos resíduos

Entulho jogado por todos os cantos de Araraquara. Esse é o atual e triste cenário dos bairros periféricos. Qualquer terreno baldio é local de despejo irregular.

Alguns questionamentos são levantados: quem joga é a própria população? São empresas especializadas em destinação dos resíduos? Ou seriam pessoas que trabalham com carretinhas e caminhonetes? Há quem afirme que todas as opções estão corretas.

Na tarde desta segunda-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), recebeu a visita dos empresários Dudu Bolito e Ocimar Júlio Inocente, sócios proprietários da Morada do Sol Ambiental, a única empresa de reciclagem de resíduos da construção civil da cidade, com o objetivo de discutir uma alternativa para o problema.

Como esse assunto foi pauta de reunião entre o presidente da Câmara e o prefeito, e uma nova lei, com mudanças nos procedimento e aumento no volume de recebimento dos bolsões, deverá ser votada em breve pelo Legislativo, eles queriam apresentar uma contribuição para o debate. “Nós apresentamos ao Executivo uma proposta de ações para a implantação de um sistema, que ao nosso ver, seria um grande passo para coibir o descarte irregular de entulho, como monitoramento e fiscalização, e implantação de chips e localização por GPS em todos os veículos utilizados para transporte e caçambas da cidade”, disse Bolito.

Coincidentemente, Tenente Santana acabara de sair de uma reunião com o prefeito e o assunto foi novamente abordado. “Falamos sobre os resíduos e sobre a campanha de limpeza e conscientização que será realizada no segundo semestre do ano, pois começando em junho, mês mais frio, de pouca incidência de chuvas e de maior facilidade de combate aos criadouros, os resultados serão melhores”, comentou o parlamentar.

“O prefeito está preparando uma lei que vai normatizar o descarte desse material, objetivando interromper a prática de jogar entulho em qualquer lugar, e todos os proprietários que farão reformas ficarão obrigados a apresentar o Controle de Transportes de Resíduos (CTR), mesmo aqueles que utilizarão os bolsões”, afirmou Tenente Santana.

Para disciplinar, vale lembrar que “as multas para quem continuar jogando entulho em locais proibidos será majorada e o valor será bem salgado. Quanto aos bolsões, eles passarão a receber uma quantidade bem maior do que recebem hoje”.

O presidente da Câmara ligou para o prefeito e agendou para a semana que vem uma reunião entre todos os envolvidos. “Os empresários têm conhecimento de vários sistemas usados por todo o país. Vamos conversar, pois qualquer decisão deve ser voltada para melhorar a qualidade de vida do cidadão. O combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue é outro fator que devemos levar em conta”, acrescentou.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *