Educação & Cultura

Encerramento da 14ª edição de projeto de incentivo à leitura é realizado nesta sexta, dia 14, na Uniara

Evento tem início às 19h, no auditório principal da universidade


O encerramento da 14ª edição do curso de extensão universitária Ler é a Solução, promovido pela graduação de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, será realizado nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).
“O projeto consiste em uma iniciativa de incentivo à leitura que visa a melhorar o índice de leitores, principalmente dos alunos de nível superior, buscando resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania”, explica a coordenadora da graduação, Adriana do Carmo Bellotti.
Ela menciona que, com a participação de alunos dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, Biologia, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Design Digital, além do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – Mestrado em Educação – da Uniara, “foram 207 inscritos e, destes, os que realizaram as três leituras obrigatórias e tiveram seus relatórios aprovados receberão o certificado de quarenta horas, que poderão compor as atividades teórico-práticas”.
A noite de encerramento contará, de acordo com Bellotti, com a chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Eduarda Escila Ferreira Lopes, “que procederá a abertura da sessão”. “Em seguida, teremos uma apresentação cultural em Língua Brasileira de Sinais – Libras pelas alunas do curso de Pedagogia presencial, coordenada por mim. Haverá também depoimentos de alguns alunos que participaram do projeto, relatando como foi a experiência com as leituras, e sorteio de livros”, detalha a coordenadora.
A última atração será a palestra “Imagem, palavra e tradução: um diálogo entre o verbal e o não verbal”, ministrada pelo egresso do curso de Publicidade e Propaganda e escritor, Lucas Tannuri. “Consideramos que a 14ª edição do Ler é a Solução é um sucesso, principalmente por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de leitura desinteressada, oferecendo-lhes condições de compreenderem as temáticas do ponto de vista científico, estético, ético e político”, destaca a professora.

Ler é a Solução
A abertura do projeto foi realizada no dia 11 de maio, quando as inscrições foram abertas. “Funciona da seguinte forma: o estudante escolhe três livros indicados pelos professores-orientadores de seu curso, faz a leitura dessas obras e realiza um relatório, que é avaliado pelo respectivo docente-orientador, verificando se o discente está apto a receber o certificado de conclusão de quarenta horas”, resume Bellotti.
Ler é, de fato, a solução, segundo ela. “O sujeito que tem o hábito da leitura estimula a sua criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração e memorização, amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais, desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita, desperta o senso crítico e é transportado para um outro universo enquanto lê. Enfim, os benefícios da leitura são inúmeros, tanto para os estudantes quanto para qualquer pessoa”, finaliza a docente.
Informações sobre os cursos da Uniara estão disponíveis no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *