Educação & Cultura

Estudantes de Odontologia da Uniara analisam doença periodontal associada a saúde sistêmica

TCC de Marcela Borghi Olenscki e Maria Clara Victorino foi orientado pelo professor Rogério Margonar


As alunas de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Marcela Borghi Olenscki e Maria Clara Victorino, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Doença periodontal associada a artrite reumatoide, diabetes e doenças cardiovasculares: Revisão de literatura”, sob orientação do professor Rogério Margonar e coorientação da docente Angélica Letícia Reis Pavanelli.

“Fizemos uma pesquisa/revisão de literatura para entender se existe uma relação entre doença periodontal e a saúde sistêmica, na qual consideramos as seguintes doenças: artrite reumatoide, diabetes e doenças cardiovasculares. A doença periodontal é causada pela presença de microrganismos – bactérias – na cavidade oral, que podem contribuir com o aumento da suscetibilidade a doenças sistêmicas, indicando que o tratamento da doença periodontal pode trazer melhores resultados para o controle dessas doenças sistêmicas, o que reduz a inflamação, ameniza sintomas, melhora o controle glicêmico e reduz a incidência de eventos cardiovasculares”, explicam as estudantes.

Elas apontam que foi possível concluir que “a doença periodontal e a saúde sistêmica estão associadas, de forma que a doença periodontal pode causar condições sistêmicas adversas, e que indivíduos com tais comorbidades predispõem ao desenvolvimento da doença periodontal”.

Margonar menciona que a doença periodontal acomete mais de um bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Então é muito importante o entendimento do que essa doença pode provocar, que não é só a perda dos dentes – o que já é muito grave -, mas ela piora, por exemplo, a glicemia e aumenta o risco cardiovascular – há dados do Instituto do Coração – Incor em relação a pacientes infartados, de que há um alto grau de correlação com a doença periodontal e também artrite reumatoide”, alerta o orientador.

Ele ressalta que, “quando tratamos de doença periodontal, muitas vezes melhoramos os níveis dessas doenças – melhoram os exames sem tratar a doença especificamente”. “Ela é inflamatória, então debilita todo o sistema imunológico. Foi divulgado um estudo apontando que pacientes com doença periodontal tiveram muito mais casos graves de Covid-19, com um alto índice de correlação com a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Então a importância do estudo existe e é muito grande”, ressalta.

O problema, de acordo com o docente, é bidirecional, sendo “tanto a doença periodontal interferindo nessas doenças sistêmicas quanto essas doenças sistêmicas interferindo na doença periodontal, principalmente o diabetes, que promove vasoconstrição periférica e diminui a diapedese – a migração das células de defesa do organismo –, e tudo isso interfere na resposta imunológica”. “Assim, muitas vezes, bactérias que não eram patogênicas começam a sê-las, devido a essa falência do sistema de defesa causado, às vezes, por doenças sistêmicas”, esclarece.

Olenscki e Victorino são elogiadas por Margonar. “Tanto a Marcela quanto a Maria Clara foram excelentes alunas, que desenvolveram muito bem o tema. E não podemos deixar de lembrar da coorientadora Angélica, que foi nossa aluna na graduação da Uniara e também foi minha orientada em seu TCC”, finaliza o professor.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *