Araraquara

Exposição comemora 100 anos das faculdades de Ciências Farmacêuticas e Odontologia 

Painéis contendo fotos e textos contam a história e apresentam a atuação das instituições de ensino em Araraquara


Dezenove painéis decoram, até sexta-feira (9), o saguão da Câmara Municipal e integram a “Exposição comemorativa da história do centenário das faculdades de Ciências Farmacêuticas e Odontologia”. A mostra apresenta um recorte da trajetória 100 anos da Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara, fundada em 2 de fevereiro de 1923, e com participação efetiva da Câmara, uma vez que o então presidente da Casa de Leis, Bento de Abreu Sampaio Vidal, e ilustres araraquarenses, criaram naquela ocasião a unidade escolar no município, “para preparar a mocidade para ter eficiência e vencer a concorrência”, palavras de Bento de Abreu na época.

Essa e outras histórias foram lembradas durante encontro, na terça-feira, (6), no gabinete do presidente da Câmara, Aluisio Boi, que junto do vereador Emanoel Sponton, recebeu os diretores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia, professores Ricardo Luiz Nunes de Souza e Edson Alves de Campos, respectivamente. Também participaram do encontro os vice-diretores Patrícia Petromillo (Odontologia) e Marcel Cervi (Ciências Farmacêuticas).

Na ocasião, Boi falou sobre a importância da exposição e do centenário da criação da Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara e anunciou, em primeira mão, o seu interesse como parlamentar na criação de um decreto legislativo que promova honraria de reconhecimento púbico para as instituições por meio da entrega de diploma.

“A mesa diretora da Câmara pode colocar para os 18 vereadores apreciarem esse título de reconhecimento público. Eu gostaria de entregar essa honraria. Não dá para pensar no município sem a contribuição da Unesp. A Universidade Estadual Paulista ajudou na consolidação de vários projetos que ajudaram no desenvolvimento e crescimento de Araraquara. Quando se fala no potencial da Unesp, precisamos estabelecer um diálogo mais estreito entre Legislativo e universidade, para que a população possa se beneficiar melhor dessa aproximação”, afirmou o vereador.

Os diretores e vice-diretores das instituições de ensino agradeceram a cessão do espaço da Câmara para a realização da exposição e enalteceram o papel da Casa de Leis na criação da Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara há quase 100 anos.

“As faculdades nasceram juntas no dia 2 de fevereiro de 1923 e depois foram desmembradas. São as faculdades mais antigas da Unesp, uma vez que a Universidade Estadual Paulista foi criada em 1976, ou seja, essas unidades de ensino já carregavam mais de 50 anos de história antes da Unesp existir”, explicou o diretor Ricardo de Souza.

Para o diretor Edson de Campos, a Faculdade de Odontologia de Araraquara promove atividades de pesquisa por meio da formação de pessoal especializado em seus cursos de pós-graduação stricto sensu. “Um dos diferenciais da universidade é o estimulo à formação de grupos de pesquisadores e o intercâmbio com outras instituições científicas, dentro e fora do país, fomentando o desenvolvimento de projetos e parcerias, a participação em congressos, simpósios e seminários”.

“Quando nós falamos em universidade pública, sempre vem à mente a produção de conhecimento científico ou mesmo a educação e a formação dos alunos. Porém, é preciso ressaltar o papel da Unesp no atendimento à população de Araraquara e região, com prestação de serviços odontológicos e a atuação do Hemonúcleo Regional (doação de sangue e medula), atividades realizadas pela faculdade de Odontologia e de Ciências Farmacêuticas”, destacou Patrícia.

Considerada itinerante, a “Exposição comemorativa da história do centenário das faculdades de Ciências Farmacêuticas e Odontologia” segue para a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, havendo a possibilidade, segundo o diretor Ricardo de Souza, de ser exibida no Shopping Jaraguá, uma vez que ainda não foi fechada a negociação. A mostra irá se encerrar no Cear, onde está prevista, no dia 2 de fevereiro de 2023, sessão solene que reunirá o conselho universitário da Unesp para celebrar o centenário.

| IDNews®| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *