Brasil

Exposição de Nanoarte do CDMF integra programação da Semana de Química da USP

Exposição de Nanoarte do CDMF integra programação da Semana de Química da USP

IDNews | Brasil | São Carlos | José Angelo Santilli

Mostra reúne obras de Rorivaldo Camargo e Ricardo Tranquilin

IDN/Interior/São Carlos

A exposição “Nanoarte”, organizada pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) integra a programação da XXII Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) que acontece de os 21 a 25 de outubro de 2019 na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

A SEMAQ é organizada pelos alunos e professores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) e tem como objetivo a divulgação e o debate de temas que abrangem a grande área da Química.

A Nanoarte, tema da exposição, é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Na verdade, são imagens de materiais obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. Desta forma, a utilização de ciência e arte é capaz de transformar sistemas extremamente complexos em formas simples e proporcionar um melhor entendimento das origens dos materiais como prata, ouro e outros compostos sintetizados em laboratório.

O objetivo principal é mostrar a face oculta da estrutura dos materiais nanométricos e difundir em forma de arte o conhecimento sobre os semicondutores, suas múltiplas morfologias e propriedades ópticas e elétricas distintas.

Nas obras, estão as imagens que foram criadas a partir de medidas de microscopia eletrônica. Coloridas, pois as originais são em branco e preto, surgem figuras com muita semelhança com os objetos que nos rodeiam. Assim, os artistas criam uma nova imagem, transformando-a em arte e chamando a atenção para a ciência moderna e seus meandros invisíveis.

O Projeto Nanoarte é coordenado por Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF e a supervisão artística fica a cargo do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pesquisador Ricardo Tranquilin, ambos integrantes do CDMF.

A exposição ocorre no saguão do prédio Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) localizado na Avenida Trabalhador São-carlense, número 400.

Mais informações em: semaqiqsc.wixsite.com/semaq

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *