Educação & Cultura

Fernando Passos e Edmundo Oliveira representam a Uniara em lançamento, em Brasília, de livro sobre a escravização araraquarense

Evento será realizado nesta sexta, dia 31, a partir das 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernando Passos, e o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB da instituição, Edmundo Alves de Oliveira, representarão a universidade no lançamento do livro “A história comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense” em Brasília, nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A publicação, que pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo link https://bit.ly/3TRlfo5, foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB 5ª Subseção Araraquara, e conta com apoio do NEAB, da Academia Araraquarense de Letras, do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa em Extensão – NUPE, do SESC, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB e da Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara.

“A obra aborda as escrituras de registro de compra e venda de escravizados. Na época, eles eram registrados com matrícula, como uma casa, uma propriedade, o que é um absurdo. Conseguimos trazer esses documentos e, agora, estamos torando isso público. Como coordenador do NEAB, considero isso um marco histórico e algo inédito na história brasileira. Araraquara sai na frente com essa obra. Para mim, isso é importantíssimo”, diz Oliveira, salientando que o lançamento no Distrito Federal “é uma forma de divulgação agora em escala nacional”.

“Na Câmara dos Deputados, conseguiremos fazer com que esse livro tenha um espaço maior de divulgação. Esse tipo de acolhimento pela Câmara mostra como esse tema é importante”, completa Oliveira.

Para Passos, “é um momento histórico de Araraquara, sendo que colocamos à disposição das comunidades nacional e internacional, as escrituras da escravidão. Elas, hoje, nos causam consternação por vermos como um ser humano igual a todos nós, pôde ser tratado daquela forma, como coisa. É algo histórico, que não temos que apagar, mas evidenciar, e é esse o sentido dessa obra, em homenagem a esses, que foram escravizados e ajudaram a construir também a nossa cidade de Araraquara”, diz o coordenador.

Ele conta que ficou honrado “por estar na coordenação dessa grandiosa obra, sendo um dos representantes da Uniara e ainda tendo escrito um dos prefácios”. “É um momento único de resgate indispensável para nossas vidas”, finaliza Passos.

O NEAB é aberto à comunidade acadêmica e a quem mais tenha interesse no tema. Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas no endereço (16) 3301-7173. Detalhes sobre o curso de Direito da Uniara estão disponíveis no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *