Araraquara

Frente Parlamentar Antirracista tem acesso a registros históricos de escravizados na cidade 

 

Parlamentares João Clemente (PSDB), Guilherme Bianco (PCdoB) e Thainara Faria (PT) foram recebidos pelo 1º Tabelião de Notas de Araraquara


Na quarta-feira (4), a Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara – composta pela vereadora Thainara Faria (PT) e pelos vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB) –, esteve no cartório 1º Tabelião de Notas de Araraquara.

Na visita, os parlamentares conheceram documentos históricos que tratam da propriedade e negociação de pessoas que foram escravizadas no município – como escrituras de compras, vendas, inventários e doações. O cartório possui cinco livros conservados, que documentam os anos entre 1876 e 1887.

O objetivo do encontro foi tornar possível a reflexão sobre novas ações de combate ao racismo e epistemicídio (isto é, a destruição de documentos), além da criação de políticas públicas reais e efetivas.

A Frente foi acompanhada na visita pela historiadora Eva Aparecida da Silva, representante do Núcleo Negro de Estudo, Pesquisa e Extensão (Nupe) da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCLAr).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *