Educação & Cultura

Gratuito, minicurso sobre microbiota intestinal e o sistema nervoso é realizado na Uniara no dia 18

Atividade será ministrada a partir das 8h, no NITE da universidade

O minicurso gratuito “Microbiota intestinal e o sistema nervoso”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, será realizado no dia 18 de novembro, a partir das 8h, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). Os interessados em acompanhar a atividade devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

O minicurso será ministrado pela mestranda do PPGB-MRQM, Marina Toscano de Oliveira, que menciona que serão trabalhados os seguintes temas: “Como a microbiota se desenvolve nos seres humanos e quais fatores influenciam esse desenvolvimento?”; “Como ocorre a ligação bidirecional entre o cérebro e o intestino?”; “O que é a disbiose e quais fatores podem acarretá-la ou melhorá-la?”; “Como são os mecanismos inflamatórios decorrentes da disbiose e sua repercussão no cérebro?”; “Estresse e o estilo de vida versus microbiota intestinal”; “Probióticos, prebióticos e simbióticos”; “Estudos pré-clínicos e clínicos sobre o uso de probióticos”; “Regulação da fome, do apetite e escolha dos alimentos: o que a microbiota tem a nos dizer?”; “Principais alterações encontradas na microbiota de pacientes psiquiátricos”; “Depressão e microbiota”, e “Principais ferramentas no estudo da microbiota: fermentação colônica, SHIME e técnicas de sequenciamento de RNA 16S”.

Oliveira é orientada pela professora Katia Sivieri, que destaca que “esse minicurso é de extrema importância, pois abordará os principais conceitos sobre o eixo microbiota-cérebro e como essa temática se tornou peça-chave na prática clínica na psiquiatria”. “Portanto, convido toda comunidade acadêmica e médica a participar desse evento”, finaliza a docente.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou também pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *