Saúde & Cuidados

Há uma inesperada relação entre coçar os olhos e a perda de visão

Este hábito conduz a uma doença dos olhos ainda pouco conhecida da maioria das pessoas, mas que, se não for tratada no tempo devido, pode provocar uma acentuada perda de visão.


Coçar os olhos pode provocar queratocone, uma doença que pode deturpar a visão de ambos os olhos e que causa “acentuada e grave baixa de visão”, alerta Maria João Quadrado, chefe da secção de Córnea e Cirurgia Refrativa do Centro Universitário e Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), responsável do bloco operatório de Oftalmologia do CHUC e oftalmologista na Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

Segundo a especialista, esta doença é “frequentemente hereditária” e surge, normalmente, durante a infância/adolescência ou no início da vida adulta e estabiliza na terceira década de vida. Mas o seu aparecimento depende também de estímulos externos, como o coçar dos olhos.

Se não for tratada no devido tempo, “a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível”, diz, ressaltando que “a doença vai piorando com o tempo”.

Maria João Quadrado refere que existem, atualmente, tratamentos “que podem estabilizar e regularizar a córnea”, evitando o transplante

O queratocone é uma doença que leva à distorção em forma de cone da córnea, a nossa “lente natural”, com uma forma semelhante a uma “semiesfera”, responsável pela refração da luz no globo ocular. “É responsável pela mudança de direção da luz quando esta entra no globo ocular, fazendo-a chegar ao ponto de focagem, que é a fóvea, localizada na retina. O nervo ótico leva então essa informação ao cérebro, onde é processada e finalmente convertida numa imagem”, explica.

No queratocone, a córnea fica distorcida e irregular, com a forma de um cone. Essa alteração distorce a entrada de luz e origina uma visão muito deturpada. Os doentes apresentam problemas nas imagens (imagem-fantasma), que por isso ficam muito desfocadas. As luzes dos carros, por exemplo ficam muito “fortes”, o que faz com que tenham dificuldades em conduzir à noite. Os doentes com queratocone apresentam diminuição acentuada da visão, imagens duplas e alta sensibilidade à luz. Coçar frequentemente os olhos (fator mecânico), alergias, asma e rinite são fatores de risco.

A médica afirma que, com o aumento da procura da cirurgia refrativa por laser para corrigir a miopia, aumentou também o grau de alerta para esta doença. “O queratocone é uma contra-indicação absoluta para a cirurgia por laser Excimer”, avisa.

“É preciso levar bem a sério o ato de coçar os olhos”, salienta. “Muitas crianças acabam  se viciando nesse comportamento, que não pode ser desvalorizado. Os pais precisam levar os seus filhos ao oftalmologista de forma a identificar a causa dessa situação e tratá-la adequadamente.”

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *