Araraquara

Indicação busca homenagear dramaturgo Zé Celso

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propõe nomear espaço público cultural de Araraquara como José Celso Martinez Corrêa


Na última quinta-feira (6), faleceu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos, devido a um incêndio em seu apartamento na cidade de São Paulo (SP).

Zé Celso, como era conhecido, nasceu em Araraquara no dia 30 de março de 1937 e, como homenagem, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou a Indicação n° 3.600/2023 sugerindo a nomeação de algum espaço público de Araraquara ligado à cultura com o seu nome.

“Zé Celso é uma das maiores personalidades da arte brasileira. Certamente nosso mais polêmico e mais revolucionário diretor teatral e possivelmente o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos”, argumenta a parlamentar.

O artista iniciou oficialmente sua carreira em 1958, quando fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona juntamente com outros artistas, entre eles o ator Renato Borghi. Seu primeiro grande trabalho foi a montagem de “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade e encenada pela primeira vez em 1967.

Fabi descreve a peça como “o grande marco do teatro autoral brasileiro, que mostrou que Zé Celso trilharia uma trajetória de enfrentamento político, crítica social e ousadia estética”.

Outras de suas montagens teatrais populares são “Roda Viva”, “As Bacantes”, “Pequenos Burgueses”, “Os Sertões”, “Taniko, o Rito do Vale”, “Os Mistérios Gozosos”, “Boca de Ouro” e “Cacilda”.

“Ele é responsável pela formação de muitos atores conhecidos do grande público, como Alexandre Borges, Bete Coelho e Leona Cavalli, e dirigiu estrelas como Marília Pêra, Dina Sfat, Zezé Motta, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Raul Cortez e Tarcísio Meira”, aponta Fabi.

A vereadora acredita que o nome de Zé Celso para um espaço cultural da cidade deva ser “a primeira de uma série de homenagens em reconhecimento a tudo que o dramaturgo fez pelo teatro brasileiro e por ser um artista que eleva o nome do município”.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *