Araraquara

Indicação solicita PL para campanhas de coleta de resíduos eletrônicos

Solicitação foi feita pelo vereador Aluisio Boi


Preocupado em dar uma destinação aos resíduos eletroeletrônicos gerados em Araraquara, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), enviou ao Poder Executivo a Indicação 674/2022, solicitando o encaminhamento a essa Casa de Leis, de Projeto de Lei incluindo campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos.

“Temos que ter ações efetivas, pois, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas desses equipamentos são descartadas em todo o mundo. Aqui em Araraquara, as pessoas não sabem como proceder e descartam no lixo comum. Grande parte desse material poderia ser reaproveitada e gerar renda”, salientou o presidente.

A proposta aponta que as campanhas deverão ocorrer trimestralmente, sendo uma em cada região do município e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos e a Casa Cairbar Schutel ficariam responsáveis pela organização da logística.

Com a iniciativa, os assistidos da Casa Cairbar Schutel, que trabalharão na triagem e desmontagem, serão reinseridos na sociedade e poderão voltar ao mercado de trabalho. Já, a renda gerada com a venda desses materiais vai contribuir com a manutenção da instituição.

Vale ressaltar que resíduo eletrônico é todo e qualquer material produzido a partir do descarte de equipamentos, como computadores, celulares, tablets, e mesmo torradeiras, televisores, micro-ondas e assemelhados. Material que será recebido e processados pelas oficinas da Casa Cairbar Schutel, que já desenvolve esse importante trabalho.

“A lei tem uma abrangência muito grande. Tem o lado social, que é um dos nossos objetivos, o ambiental e ainda incentiva na conscientização sobre os riscos à saúde e ao meio-ambiente, quando os resíduos não são descartados corretamente. Com um calendário estabelecido, fica mais fácil manter uma regularidade na coleta e destinação final dos produtos, além de colaborar com o aumento da receita da Casa Cairbar, que presta relevantes serviços há 50 anos em Araraquara”, pontuou Boi.

O parlamentar lembra que serão fixados locais e datas para que pessoas físicas e jurídicas levem os resíduos eletrônicos para descarte. “Eu conheço muita gente que tem um monitor antigo, um teclado quebrado, uma TV que não funciona mais, por exemplo, e que não sabe onde descartar. Essas campanhas também prestarão esse serviço. Todos os envolvidos no projeto ficarão responsáveis por realizar uma ampla divulgação, para que a população saiba de cada ação com antecedência”, finalizou Boi.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *