Araraquara

Jovem prodígio de Araraquara, Lucas Porto Lelis, conquista título de Campeão de Xadrez

A trajetória do prodígio do xadrez começou cedo, quando Lucas mostrou interesse pelo jogo aos 5 anos de idade.


 Araraquara, [30/06/2023] – A cidade de Araraquara se orgulha em apresentar um jovem talento que está conquistando o mundo do xadrez. Com apenas 12 anos de idade, Lucas Porto Lelis demonstrou habilidades impressionantes e alcançou o título de Campeão de Xadrez, se destacando em competições locais e regionais. Recentemente ele foi Campeão sub-16 dos Jogos Colegiais de Araraquara (JOCOARA) e no último final de semana disputou uma etapa do Aberto Brasil, realizado na cidade de Mogi Guaçu – SP, ficando em impressionante segundo lugar na classificação geral, ficando à frente de renomados enxadristas, inclusive de Mestres Nacionais. Com isso, ele se classificou para a final do torneio brasileiro a ser realizado em dezembro em data ainda a ser definida pela Confederação Brasileira de Xadrez.

A trajetória do prodígio do xadrez começou cedo, quando Lucas mostrou interesse pelo jogo aos 5 anos de idade, quando jogava com seu avô, seu primeiro incentivador. Seu potencial excepcional chamou a atenção de renomados treinadores da região, que o acolheram e o apoiaram em seu desenvolvimento como enxadrista.

Com uma dedicação incomparável, Lucas tem treinado arduamente, aprimorando suas estratégias e habilidades táticas, o que o levou a conquistar diversas vitórias em campeonatos locais e regionais. Seu desempenho chamou a atenção até mesmo de jogadores mais experientes e admiradores do xadrez.

Atualmente o enxadrista treina no Clube de Xadrez de Araraquara supervisionado pelos Mestres Nacionais Rodrigo Galli e Lindolfo Silva, técnico da FUNDESPORT e representa a Araraquara nas competições. O clube tem um trabalho de base, com aulas de xadrez para crianças de qualquer idade, direcionando treinamentos específicos respeitando as características e idade de cada criança. Possui também aulas para adultos de qualquer idade, dos iniciantes até os de nível avançado.

“Eu gosto de representar Araraquara. Gosto muito dos torneios e já fiz muitos amigos no xadrez. Dedico horas do meu dia treinando. Sonho em viver do xadrez.”, disse Lucas com um sorriso humilde.

Com o apoio da família, amigos e professores, Lucas Porto Lelis tem trilhado um caminho promissor no mundo do xadrez. Seu talento e comprometimento são reconhecidos não apenas por aqueles que o cercam, mas também por especialistas no jogo, que veem nele um futuro promissor no cenário enxadrístico nacional e internacional.

Sempre ao lado do Lucas em suas viagens e torneios, a mãe de Lucas, Isabel ressalta:

“Além de acompanhar o Lucas em seus sonhos de conquistas no xadrez, esperamos, por meio do seu exemplo, estimular novas crianças a começarem a jogar xadrez, não só pela formação de atletas competitivos, mas principalmente para desenvolver crianças com alto desempenho cognitivo, que possam aprender a lidar com frustrações e enfrentar os lu desafios do dia a dia”.

O próximo desafio de Lucas Porto Lelis será o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, a ser realizado em outubro, na cidade de Belo Horizonte, onde ele competirá com os melhores jogadores de sua categoria de todo Brasil. A cidade de Araraquara estará torcendo por seu talentoso enxadrista e acompanhando de perto seu sucesso crescente.

| IDNews®|Beto Fortunato | Brasil |

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Jovem prodígio de Araraquara, Lucas Porto Lelis, conquista título de Campeão de Xadrez

  • Ricardo

    Sou pai do Lucas e achei ótimo o texto, totalmente verdadeiro. Só faltou referenciar o primeiro treinador dele Wendel, que é de Mogi Guaçu.
    Fica aqui meu registro de nossa gratidão a ele também.
    Parabens

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *