Educação & Cultura

NITE da Uniara, Incubadora de Empresas e CEIC se reúnem para desenvolvimento de sistema de inovação integrado

Reunião foi realizada nesta quinta, dia 29, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade


Nesta quinta-feira, dia 29 de junho, representantes do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da Universidade de Araraquara – Uniara, da Incubadora de Empresas de Araraquara e do Centro de Exposições, Inovação e Cultura – CEIC do Instituto de Química – IQ da Unesp, se reuniram para debater o desenvolvimento de um sistema de inovação integrado no município.

“É um processo que está começando a surgir na cidade, que é a formação de um ecossistema de inovação. Hoje ele tem a prefeitura como uma das articuladoras, a Incubadora de Empresas, nosso NITE e, mais recentemente, a unidade que será implantada no IQ da Unesp. A ideia é que, a partir da implantação, consigamos trabalhar juntos para fazermos com que não haja sobreposição no ecossistema de inovação, mas sim que cada um tenha funções específicas e especializadas, e que possam trabalhar em cooperação”, resume o coordenador do NITE, Gerson Braz.

Ele acrescenta que já existe o ecossistema formalmente, “sendo que a prefeitura recentemente aprovou um decreto para sua criação formal, inclusive com a destinação de recursos”. “Na Uniara, já trabalhamos integrados nesse sistema de inovação, e a ideia é que, a partir disso, nós construamos um modelo de trabalho conjunto. Faz parte das diretrizes desse novo conceito de ecossistema que está sendo criado na cidade”, esclarece.

O diretor da Incubadora de Empresas de Araraquara e professor da Uniara, Ricardo Bonotto, menciona que, no município, será realizado um sistema de inovação descentralizado, “sendo que temos três grandes ambientes de inovação na cidade hoje: no NITE e na Incubadora, e agora está sendo montado um no IQ”. “Pensamos que tanto o NITE quanto o CEIC são como um ‘viveiro’ de startups, pois seus alunos e professores é que irão se transformar em empreendedores, startups, spin offs, enfim, para fazerem um processo de fomento”, explica.

Após uma triagem, de acordo com ele, essas startups irão à Incubadora, “e isso vai posteriormente fomentar todo o habitat de inovação de Araraquara”.

A gerente da Incubadora, Larissa Camerlengo Dias Gomes, também docente da Uniara, conta que o gestor do CEIC, Gustavo Rodrigues Mattar, “tem indo constantemente à Incubadora para alinharmos como faremos a parte de integração de consultoria, inovação e tecnologia”. “Então o intuito é que tanto o NITE quanto o IQ façam uma pré-incubação para depois os projetos serem desenvolvidos também na Incubadora. São os três ambientes de inovação se fortalecendo para levarem mais fomento de inovação e empreendedorismo, e isso gera impacto para o município, pois vai se refletir em emprego e na economia”, destaca.

Portanto, a ideia, segundo ela, é os três trabalharem juntos “para promoverem e levarem a inovação a empresas, à sociedade e principalmente às universidades”.

Por sua vez, Mattar, que também é docente da Uniara (na modalidade à distância), teve a oportunidade, na reunião, de conhecer o NITE “para replicarmos algumas coisas no CEIC e não nos sobrepormos”. “Temos um projeto que está se iniciando, e a ideia é fomentar o empreendedorismo, estimular os alunos do IQ e a comunidade para espírito empreendedor, de inovação e de divulgação da ciência e da tecnologia”, finaliza o gestor, que na ocasião estava acompanhando pelo diretor administrativo do IQ, André Palomino.

Informações sobre o NITE da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nite ou pelo telefone (16) 3301-7374.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *