Educação & Cultura

Líder do BioPolMat da Uniara participa de eventos científicos na Áustria e na Bélgica

Hernane da Silva Barud ministrou, respectivamente, uma palestra e um seminário nos países europeus

O líder do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, participou de eventos na Áustria e na Bélgica, onde ministrou uma palestra e um seminário, respectivamente.

Na Áustria, ele explanou sobre “Silanized modified-bacterial cellulose as promising cell culture platform” durante o 8th EPNOE International Polysaccharides Conference, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro, na Graz University of Technology.

“A palestra foi sobre a possibilidade da utilização de filmes de celulose bacteriana como plataforma para crescimento de células. As novas plataformas podem ser aplicadas para simulação de estudos in vitro, e futuramente na substituição parcial e/ou total de testes em animais”, explica Barud.

Já nesta terça-feira, dia 26, o docente foi seminarista na Katholieke Universiteit Leuven – KU Leuven, na Bélgica. “No seminário, falei um pouco sobre as atividades que estamos desenvolvendo no BioPolMat, abordando os projetos e o uso de biopolímeros para aplicações multifuncionais”, resume.
Antes dessa atividade, o docente foi recebido pelo professor Pedro Fardim. “Apesar de ser brasileiro, ele é radicado na Bélgica e é o coordenador da rede EPNOE de polissacarídeos”, conta Barud, que também se reuniu com o professor Luiz Henrique Capparelli Mattoso, “que é pesquisador da Embrapa de São Carlos”.

“O objetivo desse tipo de visita é tentar estreitar laços entre o Brasil – principalmente Araraquara, entre a Uniara e a Universidade de Leuven, por meio do professor Fardim – para podermos envolver o intercâmbio de docentes e discentes”, finaliza Barud.

Informações sobre o grupo de pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348, pelo Instagram – @biopolmatgroup – ou pelo e-mail [email protected].

IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *