Araraquara

Mulher Destaque de 2021 é a secretária da Saúde, Eliana Honain 

Sessão Solene do Prêmio Heleieth Saffioti foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na última sexta-feira 

ARARAQUARA - Sessão Solene - Mulher Destaque

É impossível falar do ano de 2021 sem falar em pandemia da Covid-19. E é impossível falar em pandemia de Covid-19 em Araraquara sem falar na secretária municipal da Saúde, Eliana Honain. No pior ano da pandemia, os seus boletins diários na Internet mantinham a população informada sobre a situação em Araraquara e sobre os esforços incessantes que a pasta e todos os profissionais de saúde faziam diariamente para conter o avanço do vírus e combater a doença na cidade. Não é de se espantar que a escolha lógica para receber o Prêmio Heleieth Saffioti – Mulher Destaque de 2021 tenha sido ela: Eliana Honain.

A Sessão Solene de entrega do Prêmio foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na noite da última sexta-feira (31). Em presença de familiares, amigos, autoridades e representantes de vários órgãos e entidades, Eliana recebeu homenagens emocionadas de pessoas com quem trabalhou em sua trajetória de 37 anos na saúde pública araraquarense.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), agradeceu pela disponibilidade da secretária para atender às demandas da população levadas pelos vereadores. “Gente, essa mulher não dorme. Nós somos 18 vereadores, e sabemos que podemos ligar às 3 horas da manhã e ela vai resolver o problema”, enfatizou, lembrando o caso recente de uma criança de dois anos de idade que precisou de um hospital especializado para um problema que não podia ser tratado na cidade e foi encaminhada a Ribeirão Preto (SP) com sua ajuda. “Eu sou grato, pois aprendi a gostar da área de saúde graças a Eliana.”

Para o prefeito Edinho Silva (PT), a homenagem foi um marco, por ser carregada de simbologia. “O Prêmio Heleieth Saffioti não é só mais um reconhecimento – Eliana já teve outros –, mas é o reconhecimento por meio de um prêmio que valoriza não só a gestora da área da saúde que ela é, mas também a ‘mulher liderança’ que ela é na cidade de Araraquara e fora dela.” Lembrando o papel da homenageada na construção da saúde pública do município, Edinho declarou: “A construção da saúde pública de qualidade antes de o SUS ser instituído só poderia ter sido feita por alguém que acredita numa sociedade igualitária. E se você construiu esta rede, Eliana, esta rede também te construiu”.

Representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a empreendedora Ednéia Castro Castagini leu uma mensagem do coletivo que falava dos equipamentos pensados para as mulheres na cidade. “Homenagear a secretária Eliana Honain, que durante esse período duro da pandemia representava a esperança e a vida, coroa o fechamento do mês de março, mês de luta das mulheres”, destacou.

“O que mais uma pessoa pode pleitear na vida quando abre mão do seu interesse pessoal e se dedica ao interesse do outro, da nossa sociedade?”, perguntou-se o ex-prefeito Roberto Massafera. “Eu tenho um livro sobre mulheres famosas do Brasil. Vou escrever uma página e acrescentar a Eliana ao meu livro, porque ela realmente merece fazer parte dele.”

A deputada Márcia Lia (PT), autora da lei que instituiu o Prêmio em 2011, quando era vereadora em Araraquara, disse que fez questão de estar presente à homenagem porque, em suas palavras, a atuação de Eliana vai além do seu currículo. “Já vi muita gente defender o SUS, que é fundamental na política pública deste país, mas ninguém como Eliana o defendeu em muitas situações que eu pude presenciar em mais de 20 anos de trabalho juntas. Ela nunca fala ‘não’, sempre diz que vai dar um jeito, e faz isso mesmo. Ela é uma pessoa especial, que não mediu esforços e não se furtou de estar à frente de todo o processo da pandemia, que foi muito difícil.”

Visivelmente emocionada, em seus agradecimentos Eliana afirmou sentir-se em casa na Câmara Municipal: “Quantas vezes eu estou aqui, solicitando recursos, defendendo projetos, programas, e sou muito bem acolhida”. Reservou palavras de carinho à família, ao esposo, “parceiro de todas as horas”, aos pais, “que construíram uma família apesar de todas as dificuldades”, aos filhos e neto: “Tudo o que a gente faz na vida é pensando em deixar um mundo melhor para vocês” e aos amigos: “Fazemos tudo juntos, a alegria de um é a alegria do outro e a dor de um é a dor do outro”, e relembrou momentos marcantes de sua carreira profissional, culminando no convite para ser secretária da Saúde. “Heleieth Saffioti era uma mulher fora do tempo. Quando estudávamos no Victor Lacorte, o nosso sonho era adentrar a chácara dela, algo que era fora da nossa realidade. Ela começou a debater a questão de gênero em relação ao capitalismo, as diferenças salariais, precocemente, muito antes do feminismo. Receber hoje um prêmio que leva o seu nome, sinceramente, é demais, por tudo o que ela representou.”

“Este prêmio é de 2021. Representa o pior ano que nós pudemos vivenciar na história da saúde pública em Araraquara. Perdidos, sem saber o que fazer, pessoas morrendo”, acrescentou. “A pandemia começou em 2020, mas em 2021 deu-se o grande embate. Adotamos três eixos: o da parceria com as universidades, o da comunicação e o da solidariedade. Eu divido este prêmio com toda a minha equipe, mas também com todos os trabalhadores da área da saúde, porque não mediram esforços, muito pelo contrário, estiveram com a Lúcia [Ortiz] e comigo de segunda a domingo, não tendo dia e não tendo hora. Eu não estou recebendo esse reconhecimento só em meu nome.”

Estiveram presentes à Sessão Solene as vereadoras Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, ambas do PT; os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Marchese da Rádio (Patriota); o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas); os secretários municipais Donizete Simioni (Governo), Clélia Mara dos Santos (Educação), Jaqueline Barbosa (Assistência e Desenvolvimento Social), Marcelo Mazeta (Direitos e Participação Popular) e Juliana Lujan (Administração); o professor da Uniara Fernando Passos; o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel Gomes de Souza, a diretora-executiva da Fungota, Lucia Ortiz e o superintendente do Daae, Delorges Mano.

A íntegra da Sessão Solene pode ser acessada neste link.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *