Saúde & Cuidados

O sintoma inicial de Parkinson que afeta as idas ao banheiro

Estudos afirmam que é relatado em 60% dos pacientes com esta doença.

SAÚDE - Parkinson e sua ida ao banheiro

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. A doença está associada a vários sintomas e os mais conhecidos são os tremores. No entanto, existem outros sintomas menos conhecidos, como a prisão de ventre persistente, que podem aparecer nas fases iniciais da doença.

Aliás, um estudo que envolveu 700 mil indivíduos, e foi citado no Huffpost, agregador de blogs, sugere que a obstipação é capaz de aparecer décadas antes do diagnóstico da doença de Parkinson. Este sintoma é relatado em mais de 60% dos indivíduos com a doença, de acordo com um estudo feito em 2018. Além disso, cerca de um quarto relatava obstipação antes do início dos sintomas motores.

A mesma investigação explicou ainda que a gravidade da prisão de ventre no início da doença é capaz de estar ligada a um início mais rápido de demência em indivíduos com Parkinson. Portanto, a identificação precoce da obstipação como um sintoma da doença de Parkinson pode ajudar no diagnóstico e tratamento precoces, além de contribuir para a prevenção de outras complicações.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *