Os Grandes Clubes da Nossa Terra, em exposição no Palacete das Rosas

Os Grandes Clubes da Nossa Terra, em exposição no Palacete das Rosas
Abertura da exposição será nesta sexta-feira, 08 de julho
14:53| 06/07/2016
Marzo Comunicações

Durante três anos os jornalistas Ivan Roberto Peroni e Rafael Zocco pesquisaram através da Revista Comércio Indústria & Agronegócio a história dos clubes amadores existentes em Araraquara, nos últimos 60 anos; o trabalho se transformou em livro e em uma exposição itinerante aberta ao público a partir desta sexta-feira (08), no Palacete das Rosas, região central da cidade.

O trabalho, de acordo com os profissionais, tem o objetivo de resgatar a vida dos antigos clubes, dirigentes, atletas e torcedores, quando Araraquara se tornou celeiro de craques, muitos deles fortalecendo o time da Ferroviária na sua fase mais significativa no futebol brasileiro.

São homenageados neste primeiro volume de 132 páginas: Andaray, Gracianauto, Palmeiras, Benfica, Estrela, Flamengo, Santana, Paulista, União Skina, Grêmio da Polícia Militar, Usina Tamoio, Acco, Itamaraty, Academia São Geraldo, Portuguesa, IV Centenário, Atlética, Colorado, Atlas, ADA, Bangu, DER e Ferroviária. Dois dos times – Atlas e Colorado – aparecem no documento como homenageados, pois eram equipes que surgiram no futebol dente de leite; seus presidentes, Armando Clemente e José Ricardo de Freitas, faleceram durante o período da pesquisa, daí a homenagem.

Histórias curiosas como a fundação da Associação Ferroviária de Esportes, originária do time amador da Associação Atlética Ferroviária, motivada por questões políticas entre a Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Estrada de Ferro Araraquara são contadas nesta publicação. Também é ressaltado o nascimento do EC DER como equipe amadora que sonhando mais alto decidiu se transformar em 1952 em time profissional para disputar o acesso ao Campeonato Paulista.

Um atrativo no documento é o nome de Tom Mix, atleta que passou por grande número de times em nossa cidade: Paulista, ADA, Ferroviária, Andaray, além de outros, sendo considerado um dos mais brilhantes atletas de todos os tempos, ao lado de Faustino, Dudu, Servilio, Dorival Júnior, Paulo César (PC), Vica, Careca e mais recentemente Rafael Marques que se formou na Atlética e hoje atua no Palmeiras.

A exposição mostrando “Os Grandes Clubes da Nossa Terra” estará aberta ao público no Palacete das Rosas até o final de julho: são oito painéis com a história de cada clube e fotos, além da réplica das camisas dos times focados. O horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45. Posteriormente a exposição estará em outros espaços da cidade.

SERVIÇO:

Exposição “Os Grandes Clubes da Nossa Terra”

Abertura: sexta-feira (08 de julho)
Período de visitação: até 29 de julho
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *