AraraquaraEsportes

Os Grandes Clubes da Nossa Terra, em exposição no Palacete das Rosas

Os Grandes Clubes da Nossa Terra, em exposição no Palacete das Rosas
Abertura da exposição será nesta sexta-feira, 08 de julho
14:53| 06/07/2016
Marzo Comunicações

Durante três anos os jornalistas Ivan Roberto Peroni e Rafael Zocco pesquisaram através da Revista Comércio Indústria & Agronegócio a história dos clubes amadores existentes em Araraquara, nos últimos 60 anos; o trabalho se transformou em livro e em uma exposição itinerante aberta ao público a partir desta sexta-feira (08), no Palacete das Rosas, região central da cidade.

O trabalho, de acordo com os profissionais, tem o objetivo de resgatar a vida dos antigos clubes, dirigentes, atletas e torcedores, quando Araraquara se tornou celeiro de craques, muitos deles fortalecendo o time da Ferroviária na sua fase mais significativa no futebol brasileiro.

São homenageados neste primeiro volume de 132 páginas: Andaray, Gracianauto, Palmeiras, Benfica, Estrela, Flamengo, Santana, Paulista, União Skina, Grêmio da Polícia Militar, Usina Tamoio, Acco, Itamaraty, Academia São Geraldo, Portuguesa, IV Centenário, Atlética, Colorado, Atlas, ADA, Bangu, DER e Ferroviária. Dois dos times – Atlas e Colorado – aparecem no documento como homenageados, pois eram equipes que surgiram no futebol dente de leite; seus presidentes, Armando Clemente e José Ricardo de Freitas, faleceram durante o período da pesquisa, daí a homenagem.

Histórias curiosas como a fundação da Associação Ferroviária de Esportes, originária do time amador da Associação Atlética Ferroviária, motivada por questões políticas entre a Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Estrada de Ferro Araraquara são contadas nesta publicação. Também é ressaltado o nascimento do EC DER como equipe amadora que sonhando mais alto decidiu se transformar em 1952 em time profissional para disputar o acesso ao Campeonato Paulista.

Um atrativo no documento é o nome de Tom Mix, atleta que passou por grande número de times em nossa cidade: Paulista, ADA, Ferroviária, Andaray, além de outros, sendo considerado um dos mais brilhantes atletas de todos os tempos, ao lado de Faustino, Dudu, Servilio, Dorival Júnior, Paulo César (PC), Vica, Careca e mais recentemente Rafael Marques que se formou na Atlética e hoje atua no Palmeiras.

A exposição mostrando “Os Grandes Clubes da Nossa Terra” estará aberta ao público no Palacete das Rosas até o final de julho: são oito painéis com a história de cada clube e fotos, além da réplica das camisas dos times focados. O horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45. Posteriormente a exposição estará em outros espaços da cidade.

SERVIÇO:

Exposição “Os Grandes Clubes da Nossa Terra”

Abertura: sexta-feira (08 de julho)
Período de visitação: até 29 de julho
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 17h45
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *