Araraquara

Parcerias com a ONU poderiam viabilizar Nova Agenda Urbana para Araraquara 

Proposta é do vereador João Clemente


Na Indicação nº 3489/2022, o vereador João Clemente (PSDB) propõe a elaboração de uma Nova Agenda Urbana para Araraquara. A iniciativa seria viabilizada por meio de parcerias entre o governo municipal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a implementação do Global Urban Observatory (GUO) e do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos).

De acordo com Clemente, o GUO pertence a uma rede maior de observatórios urbanos atrelados ao ONU-Habitat, “sendo observatórios urbanos locais, regionais e nacionais e sendo estes distribuídos por todo o globo terrestre objetivando integrar, articular a produção de informações e o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com o território”, afirma.

Para o vereador, o GUO, ao sintetizar as informações de localidades do mundo todo, consegue transmitir aos líderes mundiais uma avaliação das condições e tendências urbanas globalizadas.

A ideia é reunir dados estatísticos sobre os núcleos de economia criativa da Unesco (cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, tecnologia e música), com informações extraídas de sistemas públicos de Araraquara. “A partir deste monitoramento, poderiam ser ampliadas e desenvolvidas novas ações e políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico, social e urbano”, explica Clemente.

ONU-Habitat 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi lançado em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.

O ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. No Brasil, também há equipes fixas nos municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Maricá (Rio de Janeiro), Maceió́ (Alagoas) e Recife (Pernambuco).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *