Educação & Cultura

Periódicos da Uniara recebem nova classificação de Qualis da CAPES

ReBraM e IJAMB são publicações editadas pelo Núcleo de Produção Científica da universidade


Os periódicos Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM e International Journal of Advances in Medical Biotechnology – IJAMB, editados pelo Núcleo de Publicação Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, receberam nova classificação do Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

“Anteriormente, a Qualis da ReBraM era B4/B2, e agora a revista foi classificada como B1 para sua versão online. O Sistema Qualis da CAPES é usado para avaliar a qualidade da produção de pesquisadores da pós-graduação brasileira, às quais estão vinculados. Neste sentido, a publicação de artigos em periódicos científicos, classificados nesse sistema, é um dos critérios que aponta a qualidade da revista, promovendo a sua divulgação e visibilidade na comunidade científica. Assim, essa mudança de classificação representa o êxito dos esforços realizados para incremento da qualidade da revista”, comenta uma das editoras responsáveis pela ReBraM, a professora Maria Lúcia Ribeiro.

A revista tem por finalidade divulgar contribuições da comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento, segundo ela. “É editada desde 1997 – na época, como Revista Uniara e publicações impressas e online, com periodicidade semestral. A partir de 2018, passou a publicar três edições anuais. Ao longo dos seus anos de existência, consolidou-se como elemento motivador para a difusão do conhecimento no âmbito acadêmico e, desde então, vem gradualmente evoluindo no sistema Qualis como um periódico científico multidisciplinar, superando dificuldades referentes a processo criterioso de controle de publicação, tipos e qualidade da revisão por pares e questões éticas”, destaca a docente.

Ribeiro aproveita para lembrar que o trabalho de publicação da ReBraM, da IJAMB e também da revista Retratos de Assentamentos vem sendo desenvolvido, desde 2016, pelo Núcleo de Produção Científica da Uniara, coordenado pela analista editorial Thatyanne Mariano, por ela e pela professora Bruna Galdorfini Chiari-Andréo, com a colaboração dos editores Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Henrique Carmona Duval (Retratos), e Hernani da Silva Barud (IJAMB).

Atualmente, a ReBraM está inserida em indexadores internacionais nas seguintes bases de dados e buscadores: Base – Bielefeld Academic Search Engine; Latindex; Redib; OpenAire; PKP INDEX; Gale Cengage Learning; Ebsco Host; DOAJ; Portal Periódicos CAPES/MEC; Sumários (Approved) Google Scholar.

Já a IJAMB, que tem o professor Barud como editor-chefe, apresentava Qualis C, e agora foi classificada com B3. “Toda revista começa, basicamente, sem Qualis porque ela é nova. Então, havíamos recebido o Qualis inicial, que é o C, e agora recebemos Qualis B3. Isso é interessante porque os programas de pós-graduação no Brasil sugerem que os alunos e professores publiquem em revistas que tenham bom fator de impacto e bom Qualis. Nesse caso, estamos com a IJAMB, que começa a fazer parte de um grupo que pode pontuar para os programas de pós-graduação”, salienta o docente.

Isso mostra, segundo ele, a evolução da revista, – “que é relativamente nova -, com as associações que ela tem hoje e as colaborações com a Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais – SLABO”. “Agora, também aparecemos no Google Scholar”, completa.

Barud também menciona que a IJAMB é de acesso aberto – open access -, “o que possibilita a publicação de trabalhos em diferentes áreas, principalmente a médica”. “O foco principal é essa área e a de biotecnologia e, apesar de ser uma revista nova, temos mais de cinquenta mil visualizações ao redor do mundo – China, Japão, Estados Unidos, toda a América Latina etc.”, finaliza o editor-chefe.

Tanto a ReBraM quanto a IJAMB estão com chamada aberta para a submissão de artigos. Outras informações podem ser obtidas nos endereços http://revistarebram.com (ReBraM) e www.journalamb.com (IJAMB) ou pelo telefone (16) 3301-7252.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *