Araraquara

Diploma visa a reconhecer incentivo à realização de mamografias

Vereadores Rafael de Angeli (PSDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT) sugeriram implementação da referida política pública


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tendo ocorrido cerca de 2,3 milhões novos casos no ano de 2022 em todo o mundo. Buscando uma forma de auxiliar no diagnóstico precoce da doença, os vereadores Rafael de Angeli (PSDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT) sugeriram, à Prefeitura, a criação do Diploma “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”, com o objetivo de reconhecer empresas que pratiquem ações de incentivo e facilitação na realização de exames de mamografia em suas funcionárias.

“O procedimento representa o melhor custo benefício para detecção da neoplasia, sendo eficaz para a redução da mortalidade, já que possibilita o tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença. Segundo o artigo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, as mulheres, diagnosticadas com câncer, que realizam mamografia periodicamente, possuem risco 60% menor de morte em comparação com àquelas que não fazem o exame regularmente”, justificaram os parlamentares no documento.

A proposta do programa é “convidar as empresas a colaborarem com a luta contra o câncer e reconhecer tal colaboração, através de um selo, que possa ser empregado em embalagens ou peças de publicidade, e, assim, promover a diminuição da mortalidade decorrente do câncer de mama em Araraquara”.

Os vereadores destacaram ainda que iniciativas como esta já foram implementadas em outros municípios, tais como Juiz de Fora-MG, Carapicuíba-SP, Campo Grande-MS e Rio das Ostras-RJ, além de explicarem que houve tentativa de criação de Projeto de Lei neste sentido, mas a Diretoria Legislativa da Câmara Municipal informou que a propositura depende de iniciativa do Poder Executivo.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *