Educação & Cultura

Pesquisador do CDMF publica capítulo em livro sobre poluição luminosa

Livro da Editora Routledge aborda o uso de nanotecnologia contra esse tipo de poluição

CULTURA - Poluição Luminosa

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor visitante na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), publicou, com outros autores, o capitulo “Photonic Nanodevices and Technologies Against Light Pollution” no livro Nanotechnology for Light Pollution Reduction, da editora Routledge.
A poluição luminosa, causada pelo excesso de iluminação artificial, interfere em ecossistemas e na pesquisa astronômica, acarreta problemas de saúde e ainda desperdiça energia. Ela pode ser combatida ou atenuada utilizando-se princípios de nanodispositivos fotônicos inteligentes e outras tecnologias afins.
O capítulo assinado por pesquisadores brasileiros destaca dois tipos principais de nanodispositvos fotônicos que podem ser usados contra a poluição luminosa: as fontes de luz – em especial as lâmpadas de LED, eficientes, duráveis e econômicas – e os fotodetectores – como fotorresistores, fotodiodos e fototransistores. Os autores tratam dos princípios de funcionamento e dos avanços dos nanomateriais em questão, além do valor de mercado atual e potencial da fotônica e da emergência de cidades inteligentes.
Além de Gorup, assinam o capítulo Elisangela Pacheco da Silva, Elizângela Hafemann Fragal, Ederson Dias Pereira Duarte, Sidney A. Lourenço, Edvani C. Muniz, Thiago Sequinel, Rafael Silva, Eduardo José de Arruda e Vanessa Hafemann Fragal.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews®|Beto Fortunato | Brasil | José Ângelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *