Araraquara

Pobreza menstrual compromete desempenho escolar e liberdade de ir e vir 

O tema foi elucidado em indicação de autoria do vereador João Clemente (PSDB)


O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4087/2021, que sugere ao Executivo a realização de estudos e análises acerca da criação, implementação e sistematização da Política de Enfrentamento e Erradicação da Pobreza Menstrual. O objetivo é criar condições para a disponibilização de absorventes higiênicos e demais itens básicos de higiene para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo a infraestrutura pública sanitária e a efetivação do direito universal ao acesso à educação menstrual.

No documento, o parlamentar explica que a própria liberdade de ir e vir pode estar comprometida se a dignidade menstrual, as condições materiais e psíquicas não estiverem ao alcance de todas as mulheres. “Podemos constatar, por meio de pesquisas e relatos, que muitas meninas têm o rendimento escolar comprometido, pois faltam às aulas nos dias em que menstruam. Nesse sentido, propusemos a indicação ao Executivo na tentativa de transformar essa triste realidade”, argumentou Clemente.

Realidade brasileira

De acordo com informações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 60% das adolescentes e jovens brasileiras já deixaram de ir à escola ou a outro local devido à menstruação. A dificuldade para a compra de absorventes higiênicos e demais itens de cuidado feminino foi relatada por 35% das entrevistadas e, ainda, metade das meninas brasileiras denotam viver em lares com certo grau de insegurança alimentar, o que também compromete a aquisição de produtos menstruais e higiênicos.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *