Internacionais

Polêmica: deputado da Flórida compara pessoas trans a “demônios”

Os insultos de Barnaby surgiram em um debate sobre uma medida proposta pelos republicanos para criminalizar o uso de banheiros que não correspondam ao sexo biológico das pessoas, em vez do gênero com o qual se identificam

PELO MUNDO - Deputado da Flórida e as pessoas trans, "demonios"?

O deputado Webster Barnaby, durante um debate no congresso estadual, fez uma tirada ofensiva, classificando as pessoas trans como “demônios” e “mutantes”, e se mostrou contra as demonstrações públicas dessa comunidade. Barnaby, que se identificou como um cristão conservador, reafirmou seu insulto, comparando as pessoas trans à ficção dos filmes da Marvel “X-Men”.

Os insultos de Barnaby surgiram em um debate sobre uma medida proposta pelos republicanos para criminalizar o uso de banheiros que não correspondam ao sexo biológico das pessoas, em vez do gênero com o qual se identificam. Essas medidas têm sido amplamente criticadas por várias organizações de direitos humanos nos Estados Unidos e em todo o mundo, por serem discriminatórias e colocarem a comunidade trans em risco de assédio e violência.

Após a repercussão negativa, Barnaby emitiu um comunicado pedindo desculpas por suas afirmações.

Vale ressaltar que o estado da Flórida tem promovido medidas restritivas contra a comunidade LGBTI+, com o governador republicano Ron DeSantis liderando esforços para restringir a vida social das pessoas queer, como a controversa “Lei Não Digas Gay” e a proibição de apoio médico para a transição de pessoas transgênero, inclusive menores de idade. Pais de jovens trans têm contestado essa proibição, argumentando que a adolescência é uma fase crucial para a transição hormonal de menores trans.

O deputado fez mesmo comparações com a franquia de filmes ‘X-Men’, da Marvel, para enaltecer que considera uma ficção a existência de pessoas trans.

Os insultos de Webster Barnaby surgiram num debate num comité de comércio, sobre uma medida avançada pelos republicanos que pretende criminalizar o uso de casas de banho que não correspondam ao sexo biológico das pessoas, em vez do género com o qual se identificam.

Várias organizações de direitos humanos, nos Estados Unidos e em todo o mundo, têm alertado que estas medidas são discriminatórias, pois impedem as pessoas transgénero de utilizar as casas de banho do género com o qual se identificam e que deixam a comunidade extremamente vulnerável a assédio e violência.

Barnaby acabou por emitir um comunicado em que pediu desculpas pelas suas afirmações.

O estado da Florida tornou-se num dos mais opressivos para a comunidade LGBTI+, com o governador republicano Ron DeSantis (um putativo candidato à Casa Branca) a promover medidas que restringem gravemente a vida social das pessoas ‘queer’. A medida mais controversa promovida pelo governador foi a ‘Don’t Say Gay Bill’ (do inglês ‘Lei Não Digas Gay’), que impede professores e profissionais de educação de abordar temas sobre a comunidade LGBTI+, ou mesmo de esclarecer dúvidas que alunos ‘queer’ possam ter sobre a sua própria orientação.

No mês passado, a Florida juntou-se a um grupo crescente de estados norte-americanos que passou a proibir apoio médico para a transição de pessoas transgénero, e a autoridade de medicina do estado proibiu mesmo que menores de idade possam tomar medicamentos hormonais, algo que os pais destes jovens contestaram, já que a adolescência é uma fase crucial para a transição hormonal de menores trans.

| IDNews® |Beto Fortunato | Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *