Araraquara

Prefeitura afirma que problemas estruturais da UBS do Valle Verde foram solucionados 

Secretaria de Saúde expõe detalhes sobre o local em resposta ao vereador Rafael de Angeli (PSDB)


No mês de abril, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento n° 257/2023 solicitando informações sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Valle Verde. Segundo ele, o local apresenta problemas estruturais e falta de funcionários.

Em resposta, a Secretaria de Saúde afirma que a Unidade foi construída com recursos para duas equipes, com capacidade de ampliação para quatro equipes. “Estamos aguardando recursos financeiros federais para instalação de mais duas equipes”, acrescenta.

O setor completa que a UBS possui, atualmente, dois cirurgiões-dentistas, o do período da manhã iniciou seu trabalho no dia 18 de abril, enquanto o do período da tarde iniciou os atendimentos no dia 8 de maio.

Segundo a Secretaria, os problemas apontados pelo parlamentar, como falta de ar condicionado, odor de esgoto, goteiras e questões na parte elétrica, já foram solucionados.

A Secretaria de Justiça, Modernização e Relações Institucionais acrescenta que um agente comunitário de saúde (ACS) é responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir relatos da comunidade, identificar problemas de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.

“Sendo assim, há apenas um computador na sala de ACS, porque trabalham casa a casa na maior parte de sua carga horária, e, por isso, fornecemos tablets, nos quais o sistema utilizado comunica-se com o servidor da Prefeitura e Ministério da Saúde”, finaliza a resposta.

Angeli afirmou que continuará seu trabalho de fiscalização na unidade. “Apesar da resposta da Secretaria de Saúde alegando que os problemas estruturais da UBS do Valle Verde foram solucionados, como falta de ar condicionado, odor de esgoto, goteiras e questões na parte elétrica, retornaremos à unidade para verificar pessoalmente se todas as questões foram realmente resolvidas. A população merece um serviço de saúde adequado e eficiente, e é responsabilidade da Prefeitura e da Secretaria de Saúde garantir isso”, esclarece o vereador.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *