Educação & Cultura

Presidente da CAPES ministra aula inaugural do PPG-DTMA da Uniara nesta sexta (31)

Online e aberta ao público, atividade também contará com diretor de programas e bolsas da CAPES

EDUCAÇÃO - Aula inaugural com presidente da CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara promove sua aula inaugural, online e aberta ao público, que será ministrada pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, e pelo diretor de programas e bolsas da CAPES no país, Laerte Guimarães Ferreira Júnior. A atividade será transmitida a partir das 15h, pelo canal do YouTube da Uniara – https://bit.ly/3JU00NZ.

“Temos um imenso prazer em receber a professora Mercedes e o professor Laerte. A aula inaugural é do nosso Programa, mas os outros programas da Uniara também confirmaram presença e participarão. É uma honra para todos, especialmente porque essa discussão evidencia o que a CAPES representa e quais são as expectativas de termos uma política de apoio efetivo, que não faça distinções casuísticas, mas que valorize o retorno social do conhecimento, e é esse o princípio do nosso Programa”, aponta a coordenadora do PPG-DTMA, Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, que agradece ao reitor da universidade, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, pelo apoio dado.

Ela menciona que, em 2023, o PPG-DTMA comemora vinte anos oferecendo o mestrado, e oito o doutorado. “Esperamos que a vinda da professora Mercedes nos permita manter um diálogo frutífero e discutir efetivamente por que é importante ter um diálogo interdisciplinar, independentemente dos temas trabalhados pelos outros programas. É importante saber que existe uma perspectiva de diálogo. Estamos trazendo a convidada em um tempo de esperança, no qual pensamos que, efetivamente, a Uniara está se firmando na pós-graduação”, coloca a docente.

“O PPG-DTMA, na última avaliação, subiu de nota e está com 5. Isso representa muito, especialmente a perspectiva de formarmos quadros que tenham uma posição, uma atividade importante para os caminhos da sociedade. É essa relação com a sociedade e o desenvolvimento que nosso Programa e os outros trazem, a partir de suas perspectivas. Queremos que a ciência possa ter um papel importante no desenvolvimento. Sem esse papel, corremos o risco de ficarmos com interpretações casuísticas, e é por isso que estamos bastante felizes com essa aula inaugural”, diz a coordenadora.

A atividade, segundo Ferrante, vem em um momento em que “começamos novamente a acreditar que há políticas públicas eficazes, que é possível o diálogo, que nós estamos abertos a discutir com os outros programas, a fazer parcerias com eles para discutirmos os problemas do desenvolvimento”. “Queremos nos abrir para essa perspectiva, então, é com muita felicidade e orgulho que apresentamos essa aula inaugural, desejando a todos uma tarde que nos deixe plenos, com boas expectativas e a convicção de que a Uniara está trilhando o bom caminho”, declara.

A vice-coordenadora do PPG-DTMA, Helena Carvalho De Lorenzo, detalha que Bustamante atua na área ambiental, trabalha com os biomas da região do cerrado e “tem uma visão bastante significativa da importância da questão ambiental para o desenvolvimento”. “Ter a presidente da CAPES para nossa aula inaugural é uma grande honra. Também, o tema que escolhemos nos traz uma grande expectativa em relação à conversa da professora Mercedes, que vai falar sobre a ciência comprometida com o futuro do país”, salienta a docente.

Essa é uma visão que traz muitos desafios, em sua opinião. “Hoje, com as mudanças na presidência da CAPES, nas políticas públicas e na direção assumida pela visão que se tem no desenvolvimento do país, a ciência passa a ter um papel fundamental e, ao pensarmos na ciência, falamos sobre a universidade e os programas de pós-graduação. Essa articulação entre ciência, universidade, programas de pós-graduação e financiamento à pesquisa, é que provavelmente será o foco da discussão”, finaliza De Lorenzo.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *