Educação & Cultura

Professor de Biologia da Uniara é coautor de artigo publicado em revista científica internacional

Conteúdo pode ser baixado gratuitamente na interne


O professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriano Marques Gonçalves, é coautor de um artigo publicado na revista científica internacional Molecules. O conteúdo, que tem como primeiro autor Victor S. Batista, e que também conta com a coautoria de Nailton M. Nascimento-Júnior, pode ser baixado gratuitamente no link https://bit.ly/3VCvAEl.

O título do artigo é “Pharmacophore Mapping Combined with dbCICA Reveal New Structural Features for the Development of Novel Ligands Targeting α4β2 and α7 Nicotinic Acetylcholine Receptors”.

“Nesse trabalho, estudamos dois tipos de receptores nicotínicos de acetilcolina, que são receptores envolvidos em uma série de processos biológicos, incluindo condições patológicas como doenças neurodegenerativas e vício em substâncias como álcool e tabaco. Nesse sentido, desenvolvemos um trabalho computacional em busca de conhecermos características específicas de cada receptor, a fim de elaborarmos estratégias para triar substâncias que tenham a capacidade de interagir com esses receptores. Assim, seria possível avançar em busca de substâncias com potencial de tratar as desordens mencionadas”, explica Gonçalves.

Ele detalha que, com o estudo, “conseguimos traçar um perfil de características químicas de moléculas com potencial de interagir com os receptores, possibilitando a aplicação de estratégias como fragment-based drug design, e screening virtual de bancos de dados de moléculas”. “Dessa forma, o trabalho contribui para acelerar a busca por novas substâncias para tratar condições neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, assim como vício em tabaco e álcool”, destaca.

A publicação, de acordo com Gonçalves, foi realizada em uma edição especial da revista Molecules, intitulada “Computational Strategy for Drug Design”. “Tem como foco o uso de metodologias computacionais para buscar ou construir novas substâncias, tendo como foco a área medicinal”, finaliza o docente.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *