Araraquara

Programa propõe melhorar qualidade de vida de idosos 

 

Vereadora Filipa Brunelli (PT) sugere ação de apadrinhamento afetivo


Não é incomum que idosos em instituições públicas e privadas não recebam visitas de qualidade afetiva de seus familiares e se sintam excluídos da sociedade, confinados em suas rotinas.

A vereadora Filipa Brunelli (PT) acredita que uma situação assim pode gerar um sentimento de rejeição, que pode vir a agravar quadros de ansiedade, depressão e outras doenças. Por isso, a parlamentar protocolou a Indicação nº 2.529/2022, sugerindo a criação do Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos.

“Aqueles interessados em apadrinhar deverão procurar órgãos competentes para legitimação e ratificação de disponibilidade, e comprovação de recursos financeiros para proporcionar o acolhimento do apadrinhado. O responsável legal ou familiar do idoso deverá autorizar o apadrinhamento, bem como as saídas do idoso da instituição em que vive”, explica Filipa.

Segundo a vereadora, através do Programa, idosos poderiam ser apadrinhados em finais de semana, feriados e datas comemorativas, por meio de procedimentos simplificados. A parlamentar acrescenta que a ação teria como objetivo promover a divulgação da realidade de idosos que sobrevivem ao abandono por familiares, além de viabilizar sua vivência fora de instituições, proporcionando-lhes atenção e cuidados com a saúde.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *