Araraquara

Projeto cria Semana de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras 

Proposta é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Marchese da Rádio (Patriota)

ARARAQUARA – DOENÇAS RARAS
Foto: rarediseaseday.org (Site Senado Federal)


Projeto de Lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Marchese da Rádio (Patriota) protocolado na Câmara de Araraquara na semana passada cria a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 28 de fevereiro.

O PL 57/2023 inclui o evento no Calendário Oficial do Município e traz a proposta de promover informação e conscientização sobre doenças raras para melhorar a qualidade de vida do paciente em tratamento e sua família. Dentre as atividades previstas estão debates, seminários, fóruns de discussão e palestras com pesquisadores, médicos, outros profissionais da saúde, pacientes e seus cuidadores.

“As doenças raras são de origem genética, são crônicas, progressivas, incapacitantes e letais e acometem 15 milhões de pessoas apenas no Brasil, atualmente. Apesar disso, ainda há poucas informações sobre as doenças raras, impedindo um enfrentamento efetivo à doença e o adiamento do adoecimento clínico e psicossocial. Por isso, precisamos mais e mais de acesso a informação e de atividades de trocas de experiências e disseminação de dados”, fala a vereadora Fabi Virgílio, lembrando que os cuidados precisam ser estendidos aos cuidadores e familiares dos pacientes com doenças raras. “O processo de descoberta da doença, tratamento e adoecimento afeta a todos no entorno do paciente, por isso precisamos estar atentos a todos, oferecendo cuidados e atenção em saúde”, finaliza a vereadora.

O Dia Internacional das Doenças Raras é celebrado em 29 de fevereiro, nos anos bissextos, e em 28 de fevereiro nos demais anos, desde 2008.

Com informações da assessoria de imprensa do gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT) 

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *