Educação & Cultura

Egressa de Psicologia da Uniara é aprovada para fazer treinamento de avaliação psicológica na Unicamp

Atividades de Yara Teixeira Pereira Lourenço começam em março

EDUCAÇÃO – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA


A egressa do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Yara Teixeira Pereira Lourenço, foi aprovada para fazer o treinamento em serviço de “Avaliação Psicológica de Adultos – Nível Básico” da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. As atividades começam em março.
A ex-estudante conta que se trata de um treinamento oferecido a profissionais de saúde, “que não sejam médicos e que possuam graduação completa, com objetivo de complementar ou atualizar conhecimentos em suas áreas de atuação”. “Minha atuação será no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unicamp, no Departamento de Psiquiatria, tanto com pessoas que estão na enfermaria quanto com pessoas que vêm, por algum motivo, para a emergência”, explica.
Entre as funções, ela conta que irá fazer a avaliação psicológica e detectar estados mentais, “dentro da necessidade de entrar com uma avaliação mais aprofundada para basear um diagnóstico”. “Serão oito horas semanais de atividades dentro do hospital. É um treinamento prático, que tem a duração de um ano e, depois, receberei a certificação”, detalha.
A escolha do treinamento de avaliação psicológica se deu “porque realmente acho que é uma área na qual qualquer profissional de psicologia precisa se aprofundar, mesmo que não seja para ser avaliador, porque faz parte do exercício da profissão entendermos como uma pessoa está no momento, e identificarmos possíveis transtornos e questões a serem trabalhadas”.
Lourenço, que é psicóloga clínica desde maio de 2022, vê “a necessidade de se aprofundar e estudar sempre”. “A psicologia nos faz termos que estudar constantemente, até diariamente, porque é uma área que lida com o humano, e o humano é o objeto mais complexo que existe para se trabalhar”, coloca a ex-aluna.
A coordenadora da graduação de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, comenta que “o treinamento oferecido na Unicamp é considerado de excelência, e é muito gratificante ver uma egressa do nosso curso ingressar nesse programa”. “A Yara sempre demonstrou dedicação e envolvimento nas disciplinas e demais atividades oferecidas no curso. Tenho certeza de que enriquecerá ainda mais sua formação e seu atendimento àqueles com quem atuará”, acredita a docente.
Ela destaca que a graduação de Psicologia da Uniara “busca sempre oferecer uma base sólida para que os profissionais formados estejam preparados para ingressarem em diversos cursos de especialização, residência, aprimoramento ou, ainda, para ingressarem em pós-graduação strictu senso, como mestrados e doutorados, que os levem ao seu desenvolvimento para a atuação acadêmica”. “O corpo docente e a coordenação do curso desejam a ela muito sucesso em sua caminhada profissional”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *