Educação & Cultura

Projeto do PPGB-MRQM da Uniara conta com colaboração de docente da Argentina

Estudo, financiado pela FAPESP, é coordenado pela professora Eliane Trovatti

 


Nesta semana, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara está recebendo a diretora do Centro de Engenharia em Meio Ambiente – Laboratório de Engenharia Ambiental do Instituto Tecnológico de Buenos Aires – ITBA, na Argentina, María Inés Errea. Ela participa de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (modalidade “Jovem Pesquisador”), coordenado pela professora do PPGB-MRQM, Eliane Trovatti.

O projeto tem como título “Plataforma click chemistry aplicada ao desenvolvimento de materiais poliméricos para uso em medicina regenerativa”. “Trata de novos biomateriais para carreamento e liberação de células dentro do nosso corpo. É baseado no desenvolvimento de novos biomateriais, que são sempre de origem natural, como por exemplo amido e quitosana, ou seja, polímeros de origem natural, para incorporar células, como as células-tronco, para ser utilizado na recuperação de tecidos do nosso corpo que foram lesionados por algum trauma ou acidente”, explica Trovatti.

Ela conta que já há alguns artigos publicados e uma defesa de mestrado, além de um doutorado em andamento sobre o estudo. “A professora María Inés é uma convidada especial desse projeto. Ela também trabalha com polímeros de origem natural, e foi por isso que veio colaborar conosco. É uma colaboração com uma pesquisadora do exterior, mas com fundos para trazê-la para cá, para ficar em contato com nossos alunos, passar um pouco de sua experiência e levar um pouco da nossa ao seu laboratório também”, conta a docente.

Até o momento, de acordo com Trovatti, na Uniara, Errea foi com alguns alunos ao laboratório do PPGB-MRQM, acompanhou reações químicas, deu sugestões e vai participar do I Congresso de Iniciação Científica em Biotecnologia e VI Fórum de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, que será promovido pela universidade nesta sexta-feira, dia 18.

“A professora María Inés veio principalmente para discutir comigo novas colaborações para projetos futuros, possibilidades de submetermos projetos juntas para arrecadação de verba para desenvolvimento ou continuidade dos estudos que já temos. E uma coisa importante é a possibilidade de internacionalização e a consolidação do nosso grupo de pesquisa, juntamente com colaboradores internacionais”, destaca Trovatti.

Na Uniara, o projeto conta ainda com participação das doutorandas do PPGB-MRQM, Bruna Carolina Dorm e Tatiane Araújo Soares. Errea conta que trouxe para o Brasil amostras de materiais que preparou em Buenos Aires, para fazer análises microbiológicas na universidade. “A Bruna está fazendo essas análises. Ela estudou em Buenos Aires comigo, e seguimos trabalhando nessa linha”, detalha a professora argentina.

A experiência na Uniara está sendo muito boa, segundo ela. “A universidade parece ser muito bonita, são todos muito amáveis, e a colaboração que estou tendo com Eliane é bastante interessante. Toda a parte microbiológica está indo muito bem”, finaliza Errea.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected].

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *