Araraquara

Prometidas para junho, Pontes do Botânico e do Matadouro estão sem previsão de entrega 

Respostas da Prefeitura foram dadas após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB) 

Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara


As pontes da Avenida Armando Salles de Oliveira (“Ponte do Matadouro”) e da Rua Genaro Granata, no Jardim Botânico, foram danificadas devido às fortes chuvas ocorridas em dezembro do ano passado. As obras de reforma das pontes tiveram início no começo deste ano, porém enfrentaram dificuldades adicionais devido às chuvas ocorridas.

Recentemente, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve nos locais fiscalizando e obteve a informação do engenheiro responsável que o prazo para conclusão foi previsto para o início de junho. Em maio, o parlamentar protocolou o Requerimento nº 369/2023, solicitando informações oficiais sobre a data prevista para a liberação dos locais, o orçamento estimado para a realização das obras e as melhorias deitas nas estruturas das pontes.

Na resposta, ele foi informado que foram estabelecidos dois contratos para a reconstrução dos referidos acessos viários, com vigências até 25 de junho de 2023. Mas em 29 de junho, uma matéria intitulada “Exército autoriza uso de explosivo em construção de ponte da Rua 5 e meio” foi publicada no Portal ACidadeON, mencionando que a solicitação havia sido feita em 29 de maio. “Na resposta ao Requerimento enviada à Câmara Municipal em 29 de maio, não houve menção a esse fato”, pontuou Angeli, fazendo novos questionamentos em documento encaminhado à Prefeitura no dia 5 de julho.

Em resposta, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, informou que, no momento, encontram-se sob avaliação a necessidade de contratação de equipamentos para operacionalizar o transporte e posicionamento das peças que compõem a estrutura das novas pontes, sendo temerário informar prazos até a finalização desta avaliação e sua efetiva formalização. “Encontram-se em formalização o aditamento dos serviços de explosivos, no caso da Armando Salles de Oliveira e em ambos os casos a contratação de equipamentos para o transporte/posicionamento das peças estruturais, cujos valores ainda não foram fechados”, completa o chefe da pasta.

“É lamentável e profundamente preocupante a demora na reconstrução das pontes em nossa cidade, especialmente considerando que mais de R$ 10 milhões foram alocados para essas obras, que são essenciais para nossa população. Além do atraso, a falta de respostas claras por parte da Prefeitura e a omissão de informações sobre a possibilidade de aumento no orçamento são extremamente frustrantes, afirma o vereador, informando ainda que foram feitos questionamentos legítimos sobre a existência de aumentos nos custos dessas reformas, mas a resposta até o momento tem sido o silêncio. “A transparência é crucial para garantir o uso adequado dos recursos públicos, e isso é o mínimo que podemos esperar. Nossos cidadãos merecem respostas, merecem ser ouvidos e merecem ver essas obras sendo concluídas de maneira eficiente e responsável”, finaliza Angeli.

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *