Araraquara

Protocolos de aleitamento e desfralde nas creches são questionados em documento

Requerimento de informação foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação

ARARAQUARA – ALEITAMENTO E DESFRALDE


A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Secretaria de Educação solicitando informações sobre os protocolos de aleitamento e desfralde praticados nas escolas públicas municipais infantis da cidade.
O documento requer uma série de dados sobre como estes dois procedimentos se dão na rede pública escolar municipal, com o objetivo de entender se os direitos das crianças e mães estão sendo resguardados.
O requerimento questiona, por exemplo, qual a estrutura oferecida
às mães que optam por amamentar seus filhos nas creches e se ela está disponível em todas as unidades.
Também pergunta se existe a possibilidade de oferta do leite materno extraído previamente e, em caso positivo, como se dá o armazenamento e preparo do leite.
Sobre o desfralde, a parlamentar pergunta qual o protocolo do município, se ele é definido em acordo com as mães e de acordo com evidências científicas da área da Psicologia Infantil sobre o assunto.
“O aleitamento materno é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e única alimentação necessária para as crianças até os seis meses de vida. Por isso, temos de garantir que todas as crianças matriculadas nas nossas creches e amamentadas por suas mães acessem este direito”, diz Fabi.
Da mesma forma, a vereadora lembra que o desfralde infantil é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da autonomia de uma criança e que precisa ser feito de forma lúdica, sem pressão e sem constrangimento para a criança. “É um momento importante para as nossas crianças e que, se feito da forma errada, pode deixar traumas que irão refletir em sua autoestima e segurança na vida adulta”, reforça e finaliza a parlamentar.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)

| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via  Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *