Internacionais

Rússia avança “sobre cadáveres dos seus próprios soldados” em Bakhmut

Quem o diz é o general Valeriy Zaluzhny, comandante das Forças Armadas da Ucrânia.


O general Valeriy Zaluzhny, líder do exército ucraniano, ofereceu uma atualização sobre a situação na cidade de Bakhmut, onde as forças russas continuam a fazer pressão sobre as tropas de Kiev. Segundo ele, a situação na linha de frente de combate é particularmente dura na região, reporta o jornal digital Ukrainska Pravda.

Em alguns casos, as tropas russas estão, inclusive, a “avançar sobre os cadáveres dos seus próprios soldados”, no decorrer dos seus esforços para conquistar a cidade. Ainda assim, as forças ucranianas na zona estão conseguindo resistir às investidas dos militares do Kremlin, garantiu a mesma fonte.

Recorde-se que Bakhmut tornou-se um alvo-chave para a Rússia, uma vez que se encontra numa linha estratégica de abastecimento entre as regiões vizinhas de Lugansk e Donetsk.

Assim sendo, as tropas de Moscou esperam que a sua conquista possa fazer da cidade uma plataforma a partir da qual seja possível lançar uma ofensiva mais ampla sobre território ucraniano – numa altura em que os avanços russos no terreno têm sido bastante reduzidos.

Por sua vez, o comandante das Forças Armadas da Ucrânia acrescentou que as tropas que lidera conseguiram “manter as posições perto de Avdiivka”, em Donetsk, “e continua controlando medidas contraofensivas”.

E acrescentou: “Estamos mantendo as linhas defensivas na frente de combate em Zaporíjia em segurança, e fazendo esforços para proteger a cidade de Kherson dos ataques russos, principalmente a população local e as instalações de infraestruturas críticas”.

O general Valeriy Zaluzhny garantiu ainda que a “situação na fronteira com a República da Bielorrússia está totalmente controlada”, apesar dos receios de que uma eventual ofensiva possa partir dessa mesma zona fronteiriça.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já, pelo menos, 6.884 civis, com outros 10.947 a terem ficado feridos, segundo os cálculos mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas).

| IDNews® |NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *