Araraquara

Secretaria de Educação esclarece reorganização de turmas no EJA 

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) questionou Executivo sobre encerramento de turmas e funcionamento de unidades educacionais


Informações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Araraquara, foram solicitadas à Prefeitura, em agosto deste ano, pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), por meio de requerimento. No documento, ele questiona quais unidades educacionais atendem ao EJA e a quantidade de alunos matriculados em cada unidade nos últimos quatro anos.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que o funcionamento do ensino fundamental Educação de Jovens e Adultos (EJA) é realizado no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) ”Irmã Edith”, no Centro, e na Emef Caic Rubens Cruz, no Selmi Dei II, onde foram feitas 3.772 matrículas de 2019 a 2022, sendo 2.768 no Neja e 1004, no Caic, considerando os dois semestres em ambas as instituições de ensino.

Em relação ao questionamento do parlamentar sobre o encerramento das turmas de 5ª e 8ª séries do EJA, na Emef do Caic Rubens Cruz, a gestora da pasta afirmou que não houve encerramento de atividades das séries relacionadas, tendo em vista que a formação de turmas é realizada a cada semestre, de acordo com a demanda de matrícula. “Em razão da baixa demanda neste semestre, a Secretaria Municipal de Educação realizou a reorganização pedagógica das turmas dos anos iniciais do 2º segmento da EJA, sem prejuízo ao atendimento e sequência dos estudos dos estudantes matriculados na modalidade, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 31 de maio de 2021, do Conselho Nacional de Educação, que institui as Diretrizes Operacionais da EJA, em especial o artigo 21.”

Ainda de acordo com a secretária, houve aumento da demanda para matrícula na 6ª série e o órgão autorizou a formação de turma para atendimento dos estudantes matriculados neste segmento. “Quando as matrículas não comportam a formação de turmas, a legislação permite a organização das mesmas de forma multisseriada”, finaliza.

No entendimento do vereador, o trabalho prestado no EJA é de extrema importância e oferece a oportunidade de conclusão do ensino fundamental aos que não puderam fazê-lo anteriormente. “Por isso, é primordial que as informações sobre matrículas insuficientes e reorganização pedagógica de turmas sejam claramente passadas aos estudantes, para que eles não fiquem apreensivos quanto à continuidade dos estudos, como ocorreu recentemente.”

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *